O Fora do Eixo e Mídia NINJA embarcam esta semana para a Cidade do México, onde participam do Encontro de Cultura Comunitária, chamado Levadura.

Encontro de cultura viva comunitária na Bolívia. Foto: Mídia NINJA

O evento ocorrerá de 17 a 20 de julho e vai congregar redes e movimentos de diferentes países, tais como Argentina, Canadá, Peru, Estados Unidos, Brasil e Colômbia, para refletir e trocar experiências de formação de redes.

O encontro acontece no marco do Festival Diálogos de Verano, sendo não somente um espaço de trocas e fortalecimento de redes, mas um grande painel da diversidade cultural do continente. Tendo o México como anfitrião e referência, a ideia é que países de norte a sul das Américas possam articular juntos ações para revigorar a atuação dos coletivos de cultura nas comunidades. O evento ainda abre ponte para debates essenciais para as políticas mundiais, como o meio ambiente e a soberania alimentar.

.

Marielle Ramires, uma das fundadoras das redes Mídia NINJA e Fora do Eixo, será uma das representantes brasileiras em duas atividades na programação do Encontro. A primeira será um painel Topologia de Redes, com a ideia de trazer a experiência de articulação em rede na área da cultura que a Mídia NINJA tem acumulado desde a formação do Fora do Eixo.

Além disso, Marielle também participa do debate “Otras miradas a la Comunidad” com o propósito de tecer leituras sobre as práticas e políticas da cultura comunitária na atualidade. Participam também Selma Calabrich (Associação Pracatum Ação Social, Brasil), Paola Barona (Teatro Penitenciário, México), Delia Hernández (Coletivo Cultural Imaginarte, México) e moderação de Ignacio Plá (Cuenca, Uruguay – México).

O Fora do Eixo

Rede cultural que tem conectado há mais de 10 anos diversos coletivos e iniciativas para a formação de projetos colaborativos, sendo a Mídia NINJA a que ganhou mais notoriedade no país afora.

Divulgação Encuentro Nacional Levadura

Todas as novidades sobre nossa participação serão compartilhadas nos stories da Mídia NINJA, assim como em outros canais da rede.