O músico capixaba Jota 3 lança em parceria com BNegão o clipe da música Flores e Ervas. A música foi lançada no 4º álbum do artista, Amplificado por Digitaldubs, em 2016, e a ideia de fazer o vídeo surgiu no início de 2017, em encontro informal com o rapper carioca, também integrante da banda Planet Hemp.

BNegão. Foto: Reprodução

A música traz à tona debate sobre a legalização da cannabis medicinal. Além da produção de remédios para diversas doenças como epilepsia e ansiedade, a fibra da erva – o cânhamo – é utilizado na produção de artigos têxteis e na produção de papel.

Diversos países já legalizaram o uso como forma medicinal e também para lazer, fortalecendo inclusive as economias locais. O debate no Brasil acontece há um longo período de tempo, com a banda de BNegão já tendo sido presa por ‘apologia às drogas’, já que suas músicas tem como principal temática a legalização da maconha, assim como questões sociais. No Brasil acontece todo ano em diversas cidades a Marcha da Maconha, que luta pela legalização da erva tanto para uso medicinal como para o lazer.

Nos EUA, algumas cidades tiveram diminuição de crimes violentos após a legalização da maconha, que já atinge 62% do país, e movimenta cerca de 47 bilhões de dólares por ano. Segue necessária a pressão sobre os nossos políticos pela legalização, não somente pela questão econômica, mas pela melhoria nos índices de violência e para facilitar o acesso de quem necessita de remédios a base da cannabis, que hoje precisam de autorização da Anvisa para seu uso.

Jota 3. Foto: Reprodução

O clipe, com imagens dos artistas consumindo a erva, foi gravado em um país – não revelado – onde o consumo é legalizado. Jota 3 lembrou em entrevista a Noize, que um amigo que cultiva a planta em questão levou alguns exemplares para somar na gravação, e a equipe acabou consumindo a erva. Flores e Ervas está disponível também em um compacto em vinil.