“Se você é da SWAT, eu sou dos Vingadores”; Ministro Flávio Dino compareceu à comissão de segurança pública do Senado Federal

Foto: Pedro França / Agência Senado

Na terça-feira (9), durante sua participação na Comissão de Segurança Pública do Senado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, respondeu às críticas dos senadores da oposição de forma firme e irônica.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) exibiu vídeos que mostravam a violência e a presença de traficantes armados na comunidade da Maré, na qual Dino visitou em março, e acusou o ministro de fazer um acordo com os criminosos para conseguir entrar na área.

Dino rebateu, mencionando o envolvimento do senador com a “narcomilícia”, o casamento entre a milícia e o narcotráfico. A família Bolsonaro empregou familiares de milicianos em seus gabinetes.

Em seguida, Dino foi questionado pelo senador Marcos Do Val (Podemos-ES) sobre a participação nos atos golpistas de 8 de janeiro e pediu sua prisão e afastamento do cargo. Dino, por sua vez, respondeu de forma irônica, comparando sua atuação aos super-heróis Capitão América e Homem-Aranha. “Se você é da SWAT, eu sou dos Vingadores”, disse.

O ex-ministro da Justiça e atual senador, Sergio Moro (União-PR), defendeu Do Val, mas Dino não deixou barato e relembrou as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que reformaram as ações de Moro na Lava Jato. O ministro destacou sua honestidade, ficha limpa e atuação íntegra como juiz, repelindo qualquer ofensa à sua honra.

Flávio Dino possui mais de 90 convites para comparecer ao Congresso. O ministro afirmou que, se aceitar, terá que que ir ao Congresso uma vez por semana para atender todos os pedidos. O senador Randolfe Rodrigues pediu bom-senso dos senadores.