Foto: Reprodução

Na tarde desse sábado (16), a balsa dos garimpeiros que invadiu a terra indígena (TI) Xipaya, no Pará, foi apreendida em operação de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação está sendo executada na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio e na Reserva Extrativista do Rio Iriri, vizinhas à TI.

No momento, duas aeronaves estão sendo mobilizadas para deslocar os invasores para Itaituba (PA), onde serão presos pela Polícia Federal.

Na madrugada de quinta-feira (14) uma balsa equipada com materiais para garimpo entrou na aldeia Karimaa, em Altamira (PA), e a cacica da comunidade, Juma, fez forte apelo em vídeo para que forças de Segurança fossem ao local proteger o território. Seu pai foi agredido pelos invasores, que fugiram do local.

As duas Reservas Extrativistas citadas são Unidades de Conservação Federais e fazem parte do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Terra do Meio, no qual ainda estão inseridos a Estação Ecológica da Terra do Meio, o Parque Nacional da Serra do Pardo e a Reserva Extrativista do Rio Xingu, todos no estado do Pará, entre os rios Iriri e Xingu, que abrange os municípios de Altamira e São Félix do Xingu.

Vídeo | Cacica Juma denuncia invasão de garimpeiros armados em terra indígena no PA