Foto: Araquém Alcântara

Estamos há mais de duas semanas acompanhando diariamente notícias e atualizações sobre as queimadas na Amazônia, e suas conexões com o desmatamento, os crimes ambientais, contra os povos indígenas e da floresta.

Para saber mais da crise que atinge o meio ambiente, em especial a Amazônia, indicamos e filmes e séries que estão disponíveis gratuitamente:

Foto: Reprodução youtube

Amazônia: Da Impertinência à Conciliação – Ainda que a Amazônia tenha um papel essencial para os seres humanos, suas verdades seguem desconhecidas ou mal interpretadas pelo próprio povo brasileiro, esse documentário aproxima o espectador da floresta, mostrando desde os povos indígenas que ali habitam até a ação exploratória do garimpo.

Foto: divulgação

One Strange Rock – Série documentário narrada pelo ator Will Smith, contada pelo ponto de vista de astronautas que tiveram a oportunidade de ver o nosso planeta de fora e como isso mudou suas perspectivas. O objetivo da série é mostrar como a natureza está totalmente conectada e que a preservação do meio ambiente é uma só com a preservação da humanidade. Logo no primeiro episódio há uma explicação sobre o que são os rios voadores e a importância da Amazônia no nosso ecossistema.

Foto: reprodução

O Brasil Grande e os Índios Gigantes – Documentário dirigido por Aurélio Michiles, traz a história dos primeiros contatos entre a tribo Krenakarore e o “homem branco” e como isso afetou a vida do povo indígena, levando-os à uma fuga de séculos para evitar o extermínio.

Foto: Divulgação

Ser Tão Velho Cerrado – Com a preocupação em relação ao fim do cerrado, o filme mostra o trabalho de um povo que busca alternativas para se beneficiar de sua região sem prejudicar o meio ambiente enquanto lidam com a crescente do desmatamento e exploração das terras, num diálogo necessário e complexo entre interesse e necessidade.

Foto: divulgação

Virunga – A obra nos leva até o Parque Nacional de Virunga, no Congo, e mostra a luta de defensores do meio ambiente e guardas florestais para barrar o avanço da exploração de recursos por parte das milícias e empresas interessadas em lucrar às custas do que ali é preservado.