Evento faz parceria inédita e busca fortalecer o cenário artístico-musical da Amazônia

Fotos: Divulgação / Somas + Bafão

Publicado originalmente no Portal da Floresta

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, a cidade de Manaus receberá a terceira edição do Festival Somas, um evento que propõe uma programação artística e de formação protagonizada por mulheres, pessoas trans e travestis. Com o objetivo de potencializar o cenário artístico-musical da região, o festival torna acessível e viável o desenvolvimento de trabalhos de profissionais em início de carreira e já estabelecidos, incentivando iniciativas coletivas e promovendo a difusão e o compartilhamento de conhecimentos e vivências.

O evento acontece da parceria entre o Coletivo Difusão e o selo Sujarec – grupo artístico manauara de DJs, designers, performers e agitadores culturais que impulsionam trabalhos transculturais no Amazonas -, que assina a produção da festa Bafão, onde será encerrada a programação no sábado, no Palácio Rio Negro, a partir das 18h. Nas atrações estão a oficina de elaboração de projetos culturais, oficina de miçangaria ancestral e roda de conversas sobre as emergências climáticas junto com ativistas, mobilizadoras, pesquisadoras e artistas atuantes na Amazônia, bioma que tem papel fundamental na regulação do clima global.

Curadoria Artística

Em sua terceira edição, agora junto da Festa Bafão, o Festival Somas constrói uma curadoria onde a presença e o protagonismo é pensado por pessoas trans, mulheres negras, indígenas e travestis.

Através das atividades de troca e formação, a proposta do evento é fomentar o pensamento crítico-político sobre o papel da arte e da cultura não só no cenário artístico, mas na sociedade em suas potências.

A ocupação de espaços públicos como plataforma de diálogos seguros também é uma das premissas da programação que deseja conectar artistas, produtoras e mobilizadoras para a articulação organizada de suas demandas, além de estimular a produção de emprego e renda na economia da cultura da cidade, priorizando a força de trabalho dessas pessoas da cidade de Manaus.

Diálogos do Festival

A oficina de formação para elaboração de projetos vão acontecer em dois dias, quinta (25) e sexta-feira (26) no Kuma. Uma das premissas do Festival é ampliar o acesso e entrada aos certames de cultura como editais e demais alternativas de produção e circulação da arte, a oficina será ministrada pela artista e produtora cultural Elisa Maia, que possui mais de uma década de experiência neste formato junto ao Coletivo Difusão.

Outra oficina oferecida também de maneira gratuita dentro da programação propõe formação com a miçangaria ancestral de M4fel, referência na criação da Casa Matagal, que assina figurinos e performances em diversas iniciativas culturais da cidade.

A roda de conversa “Parada Musical pelo Clima” possibilita a troca de experiências com lideranças políticas, sociais, ambientais, de gênero e segurança alimentar com a presença de Flávia Santana, Socorro Chaves, Renata Peixe Boi, Regina Saterê-Mawe, Vanda Witoto e mediação de Marklize Siqueira.

Na programação musical, shows de Elisa Maia, artistas da cena ballroom manauara como Juma, Xuri Pratinha e os DJs sets de M4fel e Guilllerrrmo que compõem a cena musical eletrônica da cidade e que pensa e atua com recortes de diversidade social.

Para ficar por dentro de todas as novidades e detalhes do evento, você pode acompanhar o Instagram do Somas e o Instagram da Sujarec.

Clique aqui para fazer sua inscrição nas atividades.