Evento acontece no mês de abril, com sessões em São Paulo (CineSesc) e online; confira os destaques

“Mato Seco em Chamas”, de Joana Pimenta e Adirley Queirós. Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Por Lilianna Bernartt

O Festival Sesc Melhores Filmes, um dos festivais mais tradicionais do circuito cinematográfico, chega a sua 50ª edição com uma programação que reúne filmes nacionais e estrangeiros que foram destaques em 2023. A curadoria do festival é resultado da votação realizada por público e crítica, através da qual foram selecionados os melhores dentre os 396 longas-metragens que chegaram aos cinemas em 2023.

Nesta edição, Zezé Motta será homenageada pelos seus 56 anos de carreira e participação em mais de 50 filmes. No dia 17, às 20h30, a atriz estará presente na sessão de “Xica da Silva”, de Cacá Diegues, em cópia restaurada.

Já no dia 10, acontece a Homenagem a Eduardo Coutinho, com a exibição de dois dos documentários mais prestigiados de sua filmografia: “Jogo de Cena” (2007), às 18h, e “Cabra Marcado pra Morrer”, às 20h30. Antes da sessão deste último, será exibido o curta-metragem “Eu fui assistente de direção do Eduardo Coutinho”, de Allan Ribeiro, um dos vencedores da Mostra Tiradentes 2024.

Fora as homenagens, destacamos as sessões especiais de quatro filmes brasileiros ainda inéditos nos cinemas, sempre com um bate-papo com a equipe após as exibições. Os títulos são “Seu Cavalcanti”, de Leonardo Lacca (dia 4, às 20h30); “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora (dia 11, às 20h30); “Estranho Caminho”, de Guto Parente (dia 18, às 20h30) e “A Batalha da Rua Maria Antonia”, de Vera Egito (dia 24, às 20h30).

E ainda, destaque para os clássicos do cinema brasileiro exibidos na Faixa Histórica, dentre eles: “A Herança” (1970), de Ozualdo Candeias, “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980), de Hector Babenco e “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral.

O Festival acontece de forma híbrida: presencial – com sessões e atividades realizadas no CineSesc e online – através da plataforma Sesc Digital.

O ingressos custarão o valor único de R$ 10,00, exceto as exibições da Faixa Histórica, CineClubinho e Sessões Especiais, com apresentação e debates que serão gratuitas, com retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do CineSesc. Todas as sessões contam com recursos de acessibilidade.

A cerimônia de abertura acontece no dia 03 de abril e o Festival vai até dia 24.

Acompanhe a programação completa no site oficial do evento.