O Festival Beatloko & Filhos do Guetto agita a Zona Leste de São Paulo nesta semana com shows gratuitos de grandes artistas que vieram da periferia e são hoje inspirações para muitos jovens que querem construir carreira na música. O festival acontece entre os dias 19 e 21 de dezembro no Centro Esportivo Vila Silvia. O evento é promovido pelo Instituto Filhos do Guetto – entidade responsável por diversos projetos e ações diretas na comunidade, em parceria com o Bloco Beatloko, projeto do DJ Cia conhecido por ser o primeiro bloco de rap, hip-hop e black music criado para o carnaval paulistano e que reúne mais de 150 mil pessoas a cada edição.

“Há 6 anos o Beatloko vem trabalhando no projeto de unificar as comunidades e os artistas por meio da música independente do gênero e o Filhos do Guetto faz um trabalho social e cultural muito importante nesse sentido. A parceria com eles só reforça esse trabalho de descentralizar o lazer e a cultura, levando oportunidade para o povo das comunidades, principalmente da Zona Leste. A ideia do festival, além de trazer grandes nomes ao ar livre e de forma totalmente gratuita, é mostrar que o povo periférico também merece viver essa experiência e expandir o projeto para todo o Brasil”, comenta DJ Cia.

Idealizado por Mr. Jungle há 7 anos, o Instituto Filhos do Guetto tem o propósito de ajudar sua comunidade por meio da cultura, esporte e lazer para pessoas de baixa renda. Oferece aulas de capoeira, ballet, design de sobrancelha, barbeiro, aula de inglês, entre outras atividades profissionalizantes que garantem à comunidade o acesso a oportunidades de emprego. No festival, os alunos dos cursos oferecerão gratuitamente os serviços para o público interessado. Hoje, o instituto também é responsável pelo maior festival da história do funk consciente de São Paulo, o Projeto no Gueto, que já reuniu mais de 100 mil pessoas ao longo de suas 5 temporadas nas periferias da capital.

“O lema deste evento é um só: a periferia também pode”. “Ter um festival de grande porte com artistas renomados dentro da comunidade, além de levar lazer e cultura para a população, também gera empregos que vão desde a parte do comércio, até a presidência do instituto, todas as pessoas envolvidas na construção desse projeto são da própria comunidade. A parceria com o Beatloko, um dos maiores blocos de São Paulo, com um público tão grande, só prova que a união faz a força. A gente está trazendo o gueto para o gueto”, afirma Henrique Jambo, presidente do Instituto Filhos do Guetto.

A parte artística do Festival Beatloko & Filhos do Guetto é comandada pela Boia Fria Produções em colaboração com Kiko Latino, da Kikonnection, e conta com uma programação intensa de shows gratuitos para a comunidade e toda a região, incluindo nomes como Mano Brown, Ice Blue, Grupo Pixote, Hariel, Dexter, Turma do Pagode e Gica.

A entrada no evento será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, cuja doação será dividida entre a Ação da Cidadania e a Palestina. A organização estima um público de até 30 mil pessoas ao longo dos 3 dias.

Confira abaixo o line-up:

19/12 (terça-feira)

Abertura dos portões: 13h

DJ + Apresentadores Samantha Schmütz, Dani Nega & Henrique Jambo: 14h

Amanda Magalhães: 15h

Adryana Ribeiro: 15:55

Grupo Entre Elas: 17h55

MC Hariel: 18h50

TZ da Coronel: 19h55

Dexter: 21h

Péricles: 22h15

Encerramento + Apresentadores: 23h35

20/12 (quarta-feira)

Abertura dos portões: 13h

DJ + Apresentadores Samantha Schmütz, Dani Nega & Henrique Jambo: 14h

Aya: 15h

Pixote: 15h55

Art Popular: 16h50

Gica: 17h45

Tiee: 18h40

Oruam: 19h35

DJ Cia convida Seu Jorge + Sandrão RZO: 20h30

MC Daniel: 22h15

Encerramento + Apresentadores: 23h10

21/12 (quinta-feira)

Abertura dos portões: 13h00

DJ + Apresentadores Samantha Schmütz, Dani Nega & Henrique Jambo: 14h

Netinho de Paula: 15h

Cidinho General: 16h05

Turma do Pagode: 17h00

MC Danny: 18h05

MC Ig: 20h

MC Smith: 20h55

Mano Brown & Ice Blue: 21h50

Encerramento + Apresentadores: 23h20