Foto: Martin Kraft

A partir de 2021, o Festival de Cinema de Berlim, um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, não dividirá mais atores e atrizes nos prêmios por atuação numa forma de tornar a Berlinale neutra em questões de gênero. Os prêmios serão entregues para Melhor Atuação Principal e Melhor Atuação Coadjuvante. O anúncio foi feito através de um comunicado dos organizadores do festival.

“Acreditamos que a não separação dos prêmios de atuação por gênero é um sinal para uma conscientização de gênero justa na indústria cinematográfica”, disseram os diretores da Berlinale, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.

A distinção binária de masculino e feminino, que não existe em outras categorias, poderia ser um avanço na indústria de cinema, mas o debate permanece aberto. Iniciativa como esta já aconteceu, por exemplo, no MTV Movie & TV Awards e foi elogiada por atrizes como Emma Watson, a primeira a receber o prêmio no novo formato. Mas e se só os homens começarem a receber os prêmios na categoria nova?

Segundo o site DW, os organizadores anunciaram que o Prêmio Alfred Bauer, que leva o nome do diretor fundador do festival, será definitivamente aposentado. O prêmio foi suspenso este ano devido a revelações sobre o papel de Bauer na burocracia cinematográfica nazista.

Comunicaram também que, apesar da pandemia, a Berlinale será realizada “como um evento físico” em fevereiro de 2021 e que o maior cuidado possível será tomado para garantir a segurança dos convidados. A edição está programada para ocorrer entre 11 e 21 de fevereiro.

O que você achou sobre a decisão da Berlinale?