Campanha do Brasília International Film Festival busca arrecadar fundos para conseguir realizar a edição do evento cinematográfico de 2023

Foto: Reprodução/biffestival.com

O BIFF – Brasília International Film Festival lançou uma campanha de arrecadação de fundos para conseguir levar a 9ª edição do evento ao público. Realizada no Benfeitoria, a campanha “Venha fazer parte do BIFF 2023” convida as pessoas amantes da sétima arte a colaborar com a viabilização do festival, oferecendo um clube de recompensas com diversos benefícios, o Clube VIP do BIFF CLUB.

Em 2022, o BIFF completou uma década e, assim como Brasília, nasceu com o compromisso de trazer para o centro do Brasil um fórum de debates, encontros e, acima de tudo, filmes de todos os cantos do país e do mundo. Com um público estimado em mais de 100 mil espectadores, uma média de 15 mil por edição, o festival também foi pioneiro ao realizar o primeiro festival de cinema online em 2020. Com esse formato, essa edição alcançou um público de mais de 50 mil pessoas, mudando completamente a forma de produzir festivais.

Ao longo dessa década, passaram pelo BIFF personalidades marcantes do cinema, como a estrela da Nouvelle Vague Anna Karina, a atriz Geraldine Chaplin, o diretor argentino vencedor do Oscar Luis Puezo, entre outros.

Com direção da brasiliense Anna Karina de Carvalho, há 10 anos responsável pelo festival  o objetivo da 9ª edição é trazer, além dos seus homenageados, uma seleção de filmes inspirados na obra da escritora sueca Astrid Lindgren, criadora da icônica personagem mirim Pipí Meialonga – uma menina cheia de pensamentos revolucionários e empoderamento feminino – pela primeira vez ao Brasil. O BIFF busca seguir com a tradicional Mostra Competitiva, trazendo filmes inéditos de diretores estreantes. Na Mostra Mosaico, o Novo Cinema Brasileiro segue com a proposta de criar um espaço que pense o cinema nacional contemporâneo.

Para fazer tudo isso acontecer, o evento conta com a ajuda do público e dos amantes do cinema. Segundo os organizadores, a edição de 2019 foi cancelada por falta de recursos, e, desta vez, a campanha no Benfeitoria busca manter a programação do evento de pé.

BIFF CLUB – Trata-se de uma iniciativa do festival pensada para quem for contribuir para que ele continue acontecendo. O Clube Vip visa promover o encontro contínuo entre o público do evento. Além de sessões especias com filmes inéditos todos os meses, o BIFF CLUB promoverá, dentro da plataforma Zoom, encontros sobre os mais variados temas da nossa contemporaneidade. Todo mês haverá um tema, um filme e um convidado especial (entre críticos, cineastas, atores e atrizes) para debater sobre arte, cinema e sociedade.

Trata-se de uma iniciativa do festival pensada para aqueles que desejam contribuir para a continuidade do evento. O Clube VIP tem como objetivo promover o contato contínuo com o público. Além de sessões especiais com filmes inéditos todos os meses, o BIFF CLUB realizará encontros sobre os mais variados temas da nossa contemporaneidade na plataforma Zoom. Todo mês haverá um tema, um filme e um convidado especial, que pode ser um crítico, cineasta, ator ou atriz, para debater sobre arte, cinema e sociedade.

Durante o festival, os associados também terão acesso à área VIP, festas temáticas e, para os participantes de outros estados, haverá sorteios de passagem e hospedagem durante a realização do BIFF, em Brasília. Além disso, todos os associados terão o nome incluído no catálogo oficial do evento e muito mais.

Para colaborar e fazer parte do BIFF 2023, acesse o site do Benfeitoria ou acesse o site oficial do festival.