Fátima Bezerra destacou que o comitê terá como foco medidas para recuperar o bioma caatinga e reduzir os efeitos das mudanças climáticas

Foto: Sandro Fontes

Na última quarta-feira (31), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi empossada como presidente do Consórcio Nordeste durante uma assembleia realizada no Centro de Convenções de Natal. A cerimônia contou com a presença de todos os governadores dos estados da região e do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome, Welington Dias, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eleita por unanimidade em dezembro de 2023, Fátima sucede o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB). Durante a posse, a nova presidente do Consórcio definiu duas prioridades para sua gestão: a criação do comitê de monitoramento e enfrentamento às mudanças climáticas e o estabelecimento de um observatório para acompanhar as obras do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) junto à Casa Civil do Governo Federal.

Fátima Bezerra destacou que o comitê terá como foco medidas para recuperar o bioma caatinga e reduzir os efeitos das mudanças climáticas, ressaltando a importância de ações ambientais e o fortalecimento da agricultura familiar.

“A presença dos governadores aqui, do ministro e das autoridades civis e militares, traduz a união e a força da nossa região em busca do desenvolvimento e dignidade do nosso povo”. Quanto ao observatório, a meta é concluir até 2026 todas as obras estruturantes e complementares da transposição de águas do rio São Francisco.