Aliado de primeira hora do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PL), Pedro Guimarães foi demitido dias depois das denúncias

Pedro Guimarães ao lado de Jair Bolsonaro. Foto: reprodução/Youtube

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal da gestão Bolsonaro se tornou réu pelos casos de assédio sexual cometidos contra funcionárias do banco estatal. A informação de que a Justiça Federal aceitou a denúncia foi divulgada pelo site Metrópoles na noite de quinta-feira (30).

Com a decisão, Guimarães passa a responder criminalmente pelos episódios de assédio.

Os casos vieram à tona em junho de 2022, quando funcionárias da Caixa levaram ao MPF denúncias contra o bolsonarista. A Mídia NINJA publicou os relatos das vítimas.

https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1542216276742995968

Naquela ocasião, relatos colhidos em vídeo mostraram situações em que ele agia de forma inapropriada diante de funcionárias do banco estatal, com toques íntimos, convites incompatíveis com a situação de trabalho e outras formas de assédio, inclusive morais, como destaca a Carta Capital.

Após as primeiras denúncias, uma série de outras denúncias começaram a chegar à justiça, que levaram o executivo a pedir demissão do banco um mês depois.