Foto: Reprodução / TV Globo

Bruna Linzmeyer, a Madeleine de “Pantanal” (TV Globo), trouxe ao podcast PodPah um depoimento sincero sobre o início de sua carreira, desde que saiu de Corupá, no interior de Santa Catarina, para seguir carreira artística em São Paulo.

A atriz revela alguns casos de homofobia e pressão que sofreu, especialmente quando revelou que namorava uma mulher. E agradece a fãs lésbicas que ela colecionou desde que se assumiu.

Bruna começou a perder trabalhos logo após a revelação, que foi publicada em uma revista de modo, como ela conta, “muito indelicado”. Com o episódio, a atriz foi pressionada a negar ou esconder sua sexualidade, algo que ela se negou a fazer.

“Foi em 2015, eu estava há cinco anos na TV e já namorava a Kity, minha primeira namorada há uns bons meses”, contou ao PodPah. “Pegaram informações sobre a vida dela, foi péssimo. Daí as pessoas que trabalhavam comigo esperavam que eu ia negar, e eu disse que isso não era uma possibilidade. Foi muito esquisito no começo. Tinha umas publicidades marcadas para aquela semana e para a semana seguinte, e tudo foi cancelando”.

 

 

Em relação à Rede Globo, ocorreu o oposto. “Eu liguei aos prantos, mas me tranquilizaram. Disseram: ‘não se preocupa, a gente vai renovar o contrato com você'”.

Hoje em dia, a atriz afirma que muitos admiram sua coragem e inclusive é convidada para alguns trabalhos em decorrência disso. Apesar disso, ela afirma que essa não é uma prática comum entre outras artistas lésbicas.

“Eu conheço atrizes mais velhas que depois que se assumiram não foram mais chamadas pra nada. E conheço atrizes que tinham em seus contratos que não podiam falar sobre sua orientação sexual”, disse.

Construir a carreira sendo assumidamente lésbica foi um desafio. “As coisas foram se construindo de um outro jeito”, ela conta. Hoje, ela conta que falar sobre a sexualidade já é mais tranquilo do que na época em que se assumiu publicamente. Ainda assim, ela continua a relatar casos recentes de lesbofobia.

Em um momento no início da conversa, ela comenta sobre as fãs “sapatonas”. “Elas são muito importantes pra mim. Eu fico emocionada. Óbvio que tem quem invade o espaço, mas em geral é muito legal. Elas contam histórias, nós ficamos amigas”. Uma de suas seguidoras chegou a revelar à atriz que contou sobre sua sexualidade aos pais por causa dela.

“É um reconhecimento mútuo. Eu gosto de quem eu sou quando estou com as mulheres lésbicas. Elas me receberam muito bem quando eu falei [sobre a homossexualidade]. Fez muito sentido pra minha vida”.