Por Allan Pereira/ Mídia Jur

Produtor rural lançou produto químico durante horário de aula e vento levou substância para unidade escolar

Foto: Kiankhoon/DepositPhotos

Alunos e servidores da Escola Municipal de Educação Básica Silvana, na zona rural de Sinop (a 500 km de Cuiabá), foram expostos a produtos agrotóxicos e dispensados do dia de aula na última sexta-feira (02). A unidade escolar tem 150 estudantes.

De acordo com informações recebidas pelo Midiajur, estudantes foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas a assessoria de educação informou que a direção da escola apenas enviou os estudantes para casa, ignorando os riscos à saúde dos alunos.

Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Sinop, um produtor rural (não identificado), de uma lavoura localizada ao lado da escola, lançou o produto químico durante o horário de aula. A escola fica a cerca de 20 metros da lavoura ao lado, conforme o mapa a seguir:

O vento levou o forte odor da substância química para a escola. Após acionar a Secretaria Municipal de Educação, a direção da unidade escolar resolveu dispensar os alunos.

A prefeitura informou que, apesar da exposição, nenhuma criança precisou ser levada ou internada em uma unidade de saúde.

“Imediatamente, a direção da escola também comunicou os pais e responsáveis dos alunos, e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura direcionou um ônibus para levar os estudantes até suas casas. Neste momento, alguns alunos que não utilizam o transporte escolar permanecem dentro da unidade, em um ambiente seguro”, diz a prefeitura em nota.

A pasta de educação comunicou o caso a Secretaria Municipal de Saúde, que acionou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínica Menino Jesus para que equipes médicas permanecessem de prontidão, em regime especial, caso houvesse necessidade de atendimentos à alunos, professores ou outros servidores da unidade escolar.

Os pais foram orientados a levar a criança para essas duas unidades, caso apresentasse algum sintoma de intoxicação, como náusea ou tontura.

Depois do lançamento do agrotóxico em horário irregular, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável comunicou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), que mandou uma equipe para verificar o ocorrido.

O produtor rural, que não foi identificado pela assessoria, foi autuado pelo Indea. O órgão também orientou a Secretaria Municipal de Educação a registrar um boletim de ocorrência. “A Prefeitura permanece acompanhando o caso e dando todo o suporte necessário”, finaliza o Executivo em nota.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Sinop esclarece que já tomou as medidas necessárias quanto ao ocorrido na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, localizada na zona rural.
Imediatamente, a direção da escola também comunicou os pais e responsáveis dos alunos e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura direcionou um ônibus para levar os estudantes até suas casas. Neste momento, alguns alunos que não utilizam o transporte escolar permanecem dentro da unidade, em um ambiente seguro.
A Secretaria de Saúde, por sua vez, já comunicou a Unidade de Pronto Atendimento e Policlínica Menino Jesus para que equipes médicas permaneçam de prontidão, em regime especial, caso haja necessidade de atendimentos à alunos, professores ou outros servidores da unidade escolar.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, assim que foi acionada, imediatamente comunicou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), órgão estadual responsável por ocorrências dessa natureza, para que verificasse o ocorrido e tomasse as providências necessárias junto aos responsáveis pela aplicação do produto, que ocorreu fora do ambiente da unidade escolar.
A Prefeitura permanece acompanhando o caso e dando todo o suporte necessário.