O projeto ganhou prêmios internacionais e a jovem já representou o Brasil na Malásia, nos Estados Unidos e no Reino Unido

Foto: Arquivo pessoal

Kazue Nishi é o nome da estudante que, durante o ensino médio, desenvolveu um plástico biodegradável através de cascas de laranja.

O projeto ganhou prêmios internacionais e a jovem já representou o Brasil na Malásia, nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Kazue e Vitória Camilly, que ganhou notoriedade participando de olimpíadas, criaram uma vaquinha online para arcar com os custos de participar do London International Youth Forum novamente.

Esse ano, a viagem contará com uma visita ao maior acelerador de partículas do mundo, em Genebra. O evento é o maior fórum científico juvenil internacional e reúne estudantes de mais de 70 países, e ocorre há mais de sessenta anos.

“É muito importante mostrar que o Brasil faz pesquisa, pesquisa de qualidade e no ensino básico. É importante quebrar o estereótipo de cientista que é um homem branco na pós graduação”, contou Kazue para os Estudantes NINJA.

Para Vitória Camilly, que também conversou com os Estudantes NINJA, “é necessário mudar a visão internacional sobre Brasil, nós devemos mostrar ao mundo que também somos referência em inovação tecnológica, educação e trabalho. Além disso, gerar para as meninas que desejarem ser cientistas no futuro as referências de mulheres cientistas que infelizmente ainda são poucas comparadas as masculinas”.

O projeto de Kazue, que buscou ser uma alternativa a poluição do plástico tradicional, foi feito no Centro de Ensino Médio 02 do Gama, no Distrito Federal.

“Para mostrar isso para o mundo, precisamos de auxílio. Infelizmente o governo não investe o suficiente em ciência para custear nossa viagem, então estamos fazendo uma vaquinha e precisamos de aproximadamente R$60.000”, completou Kazue.

Para apoiar a representação do Brasil em Londres neste evento, basta acessa a vaquinha.