Interessadas poderão se inscrever até 5 de abril

Foto: Marcelo Costa Braga

Por Nathália Shizuka

Até 05 de abril de 2024, estão abertas as inscrições para o Prêmio Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra – 2º Edição. A participação é exclusiva através do site do prêmio, onde contos e/ou poesias poderão se inscrever.

Mulheres cis e transgênero, com mais de 18 anos, autodeclaradas negras e residentes no município do Rio de Janeiro, podem concorrer. Cada participante tem a oportunidade de submeter uma obra na categoria Conto e até duas na categoria Poesia.

É essencial que as obras sejam inéditas, não aceitando aquelas previamente publicadas, inclusive na internet. Na categoria Conto, o limite é de 50 mil caracteres, enquanto na categoria Poesia, o texto deve ter até 2.500 caracteres. 

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta por escritoras e poetas negras. Veja aqui as Juradas. O resultado será divulgado em 20 de maio de 2024, no site e nas redes do concurso.

As 10 primeiras colocadas na categoria Contos terão suas obras publicadas pela Editora Metanoia em livro impresso, em braile e e-book.

As 60 poesias melhor classificadas serão publicadas pela Editora Metanoia em livro impresso, em braile e e-book.