Foto: Mídia NINJA

Na tarde de hoje, Jean Wyllys em entrevista ao jornal Folha de São Paulo contou que não irá assumir seu terceiro mandato como Deputado Federal e que vai deixar o país por conta de ameaças de morte que vem sofrendo ao longo dos anos. Jean disse em seu Twitter: “Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios!”

Companheiros de partido, amigos, jornalistas, políticos se manifestaram sobre o caso, com mensagens de apoio e de repúdio ao motivo que leva Jean a deixar o país: a insegurança que sofre com um Congresso Nacional conservador que apóia e legitima as ameaças e os discursos de ódio. Jean foi vítima de mentiras e difamações durante sua vida política e sofreu diversas ameaças de morte.

View this post on Instagram

@jeanwyllys_real , hoje quero colocar todo meu amor e solidariedade para você. Vc que no último período esteve ao meu lado e incansavelmente pediu justiça para Marielle. . Certa vez me disse q tenho em vc um aliado e eu digo: amigo, você tem uma aliada aqui também. Nós LGBTI+ somos vítimas do discurso de ódio do atual presidente da República e de uma bancada fundamentalista que está no Congresso. Bancada essa que violentou você, meu querido. Não imagino o que você passou. Sei quão orgulho tenho de ter um parlamentar que nos representa. Com toda sua humildade você não escondeu nossos princípios, nossas cores e sempre foi imbatível na luta pelo nosso direito de amar sem temer. Você é gigante. Vc é um de nós. E nós somos pq você é. . Se hoje sua decisão é essa, estou com você. Siga firme, siga bem, siga em paz companheiro. Vc fez e ainda fará mto por nós, merece ser feliz porque gente como vc é pra brilhar. Meu respeito e admiração permanecem. Sei que seguiremos juntes na luta pela democracia brasileira, pelas nossas famílias, por nossas vidas e por justiça para Marielle. . Seu brilho continua a nos inspirar. Obrigada pela resistência! Avante companheiro. . #genteéprabrilhar #nossafamiliaexiste #nossasvidasimportam #orgulholgbt #resistêncialgbt

A post shared by M O N I C A B E N I C I O (@monicaterezabenicio) on

https://twitter.com/MarceloAdnet/status/1088523549327937537

Pouco tempo depois da divulgação da entrevista, Jair Bolsonaro deu uma série de tweets em tom celebratório e foi respondido e rechaçado. Depois tentou se justificar dizendo que estava comemorando o resultado de sua participação em Davos.

O fato de não ter escrito nada em solidariedade nem cobrado uma investigação ou pedido justiça diante das ameaças sofridas por Jean também foi lembrado:

Estamos com você, Jean!