Brigadista voluntário ajudando a apagar o fogo que está consumindo o Parque Nacional da Chapada Foto: Mídia NINJA

A Mídia NINJA está no interior de Goiás acompanhando a equipe de brigadistas voluntários que somam a esforços em Alto Paraíso (GO) para conter o maior incêndio da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O cerrado, que está sendo devastado com as chamas, é a savana com maior biodiversidade do planeta e o bioma brasileiro que mais sofre ataques do agronegócio. A região é berço das principais bacias hidrográficas do Brasil (e do continente) e os incêndios, considerados criminosos, já atingiram mais de 62 mil hectares, equivalente a 26% do total da unidade de conservação.

Para o ministro do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, contudo, “o fogo está sob controle”, disse na tarde de ontem em coletiva de imprensa. Questionado sobre as causas do incêndio, o ministro se conteve ao encarar de imediato o ato como criminoso, mas afirmou que há fortes indícios de que não houve acidente e vários focos foram ateados propositalmente.

Para salvar a região e preservar o parque nacional, centenas de pessoas se mobilizaram, seja em apoios online com doações, ou presencialmente se somando ao time de brigadistas, que atuam nas áreas atingidas fora do parque. Somente em Alto Paraíso, um dos distritos onde está localizado o parque, cerca de 200 voluntários estão envolvidos diretamente no socorro. A equipe se divide entre brigadistas e base de apoio.

Às 14h, o horário mais crítico para o surgimento do fogo, acompanhamos uma brigada de 10 pessoas na mata, entre homens e mulheres, na Fazenda Volta da Serra. Uma das mais belas obras primas naturais da Chapada. Infelizmente, um dos principais focos de incêndio hoje.

Ali, encontramos Hércules, o avião da Força Aérea Brasileira, capaz de despejar 12 mil litros de água sobre as áreas em chamas. “Um desperdício de dinheiro”, falaram alguns. Ele passou várias vezes por cima de nossa área de atuação e não parecia surtir efeito.

Confira algumas imagens da cobertura NINJA:

 

Hércules, avião da Força Aérea, em ação contra o fogo. Foto: Mídia NINJA

Brigadistas voluntários trabalham para conter as chamas na Chapada dos Veadeiros Foto: Mídia NINJA

Brigadistas voluntários trabalham para conter as chamas na Chapada dos Veadeiros Foto: Mídia NINJA

Brigadistas voluntários trabalham para conter as chamas na Chapada dos Veadeiros Foto: Mídia NINJA

Já são 26% do parque destruídos pelas chamas Foto: Mídia NINJA