Foto: Getty

Texto de Rachel Motta, Jackson Crizel e Luana Nunes para a cobertura da Copa do Mundo Feminina da NINJA Esporte Clube.

O TÃO SONHADO E ESPERADO DIA CHEGOU: A FINAL DA COPA DO MUNDO FEMININA DE 2023! As seleções da Espanha e Inglaterra se encontraram após a eliminação espanhola para as inglesas na última Eurocopa. Ambos os técnicos prepararam surpresas. De um lado, Jorge Vilda optou por deixar sua grande estrela, Alexia Putellas no banco, e dar a chance como titular ao jovem e decisivo talento, Paralluelo. Já na seleção inglesa, Sarina Wiegman priorizou o grupo que chegou à final, deixando uma de suas principais jogadoras, Lauren James, no banco, após cumprir a suspensão de 3 jogos após pisão em Michelle Alozie, da Nigéria.

Os primeiros 15 minutos do jogo começaram com as duas seleções buscando o gol, mas a Espanha mantendo o seu famoso toque e posse de bola. Só que, aos 16 minutos, a Inglaterra deu um grande susto, após acertar uma bola no travessão, com um belo chute que tirou completamente da goleira espanhola, Catalina Coll, uma chance de defesa. A Espanha respondeu logo em seguida, com jogada pela esquerda com toques rápidos buscando suas atacantes na área, mas Mary Earps fez bela defesa e impediu as espanholas de abrirem o placar. Mas isso era apenas uma questão de tempo, porque aos 29 minutos, com um belo chute cruzado, Olga Carmona, capitã da seleção espanhola, abriu o placar sem chance de defesa para Earps. O gol da capitã brindou a seleção que dominou todo o primeiro tempo e ditou o seu ritmo de jogo, não dando chance para a seleção inglesa, que encontrou dificuldade para achar espaços na linha de zaga espanhola. Paralluelo ainda teve a chance de ampliar o placar, com uma bola que acertou a trave esquerda de Earps e saindo pela linha de fundo. E o primeiro tempo chegou ao final com a Espanha na frente no placar.

Na segunda etapa, a Inglaterra voltou com mudanças: James e Kelly entraram no jogo, porém quem chegou primeiro no ataque foi a Espanha com Mariona chutando de fora da área obrigando a arqueira inglesa a praticar boa defesa. Com a entrada de Hernandez aos 15, a Espanha passou a priorizar os contra-ataques. Aos 18, Mariona tentou invadir a área mas walsh tocou com a mão na bola. Após 4 minutos, Hermoso bateu mas Earps defendeu. A primeira investida inglesa foi aos 30 com chute de James. Aos 45, um momento de grande euforia, Alexia ingressou no jogo. O jogo teve 13 minutos de acréscimo mas o placar não foi modificado.

A final da Copa do Mundo Feminina de 2023 veio com a vitória da Espanha, a técnica Sarina Wiegman saiu mais uma vez em segundo lugar pela Seleção Inglesa. Um jogo marcado por emoção, faltas e muita adrenalina, típico de final de Copa do Mundo. O placar ficou Espanha 1 x 0 Inglaterra. Essa foi a primeira grande vitória da Seleção Feminina Espanhola em Copas do Mundo, marcando os nomes das jogadoras na história do país. Uma Copa recheada de representatividade, reviravoltas e emoção. Nos despedimos assim da Copa do Mundo Feminina de 2023.