Foto: VILevi / Getty Images

A Espanha é o sexto país com maior quantidade de casos de covid-19: até ontem foram 7.753 casos confirmados e 288 mortes. Nesta segunda-feira o governo de Pedro Sanchez anunciou que vai estatizar hospitais privados do país para garantir atendimento a todos.

“Durante o período de epidemia de covid-19, os cuidados com a saúde da população não podem ser atendidos adequadamente apenas com os recursos materiais e humanos atribuídos a cada comunidade autônoma. Portanto, eles terão à sua disposição centros e estabelecimentos de saúde privados, seus funcionários, e as sociedades focadas em acidentes de trabalho”, diz o decreto espanhol.

A iniciativa é mais um exemplo de responsabilidade de políticos que tratam a crise com a devida atenção e seriedade. Ainda na Europa, o Estado francês liberou empresas de pagamento de água e luz, em Portugal o governo vai assegurar, em conjunto com as empresas, salários a quem precisar faltar no trabalho e apoio financeiro a trabalhadores independentes, o Reino Unido anunciou um pacote de estímulo ao combate e a prevenção do coronavírus.

Enquanto isso, no Brasil, pacote anunciado por Guedes ignora mais de 40% dos trabalhadores brasileiros, não há medidas para quem está desempregado e somente adianta recursos que já são garantias com ou sem pandemia.