Foto: FIFA

Texto por: Valquiria Monteiro e Letícia Reis para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Com gols nos 9 minutos finais, partida de Espanha e Suécia termina 2 a 1 para as espanholas, que avançam para uma final de Copa do Mundo pela primeira vez. Seleções se enfrentaram em busca de título inédito.

O jogo começou com a Espanha mais ofensiva, com mais posse de bola e chegando com frequência, finalizando com perigo. Elas usaram seu jogo característico de manter a posse e troca de passes certeiros. Enquanto isso, a Suécia usava uma marcação mais alta para pressionar as espanholas ao erro, e se aproveitou muito do contra ataque e bolas paradas, mas demorou para crescer na partida e terminamos a primeira etapa no 0x0.

O segundo tempo começou agitado. A Espanha tinha mais dificuldade de sair jogando e começou a apostar em lançamentos longos, já a Suécia começou a ter mais posse de bola e cresceu no jogo, chegando mais vezes ao ataque e colocando a goleira espanhola Coll para trabalhar. Aos 56 minutos, o técnico espanhol substituiu Putellas pela Paralluelo. A atacante de 19 anos, que fez o gol da classificação na última partida, ajudou a equilibrar o jogo e deu mais agilidade para o time espanhol, que voltou a conseguir atacar. Com dificuldade de se impor no jogo, a Suécia apostava em cruzamentos que não encontravam ninguém na área e não levavam perigo ao gol espanhol. Aos 82 minutos, depois de um lançamento e uma sobra de bola na área, a Paralluelo abriu o placar para a Espanha. O empate veio na sequência com um golaço de Blomqvist aos 88 minutos.

Quando parecia que o jogo ia para a prorrogação, a Espanha fez uma cobrança de escanteio rápida para a entrada da área, e Olga Carmona marcou o segundo da Espanha aos 89 minutos, depois da bola carimbar o travessão e entrar. Com uma falta nos acréscimos, todo o time da Suécia foi para o ataque, mas isso não foi suficiente e o jogo terminou em 2×1 para a Espanha que confirmou a classificação para a final da copa do mundo de futebol feminino. A Suécia disputa o terceiro lugar com quem perder na partida entre Austrália e Inglaterra