A Escola oferece capacitações presenciais e 100% remotas

Foto: Reprodução

Por Nathália Shizuka

Com o objetivo de promover o avanço e a educação de indivíduos para o setor de tecnologia, a Escola da Nuvem anuncia novas inscrições para o próximo ciclo de cursos online, presenciais e gratuitos, destinados a pessoas com mais de 16 anos. A inscrição está disponível por meio do formulário virtual acessível no site da Escola da Nuvem. 

As certificações em computação em nuvem têm se tornado um elemento crucial nos currículos de profissionais de Tecnologia da Informação (TI). A Escola da Nuvem, uma organização sem fins lucrativos dedicada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferece certificações gratuitas para introdução à carreira em nuvem. A organização concentra-se na formação teórica e prática, visando criar oportunidades de emprego, especialmente como analista júnior, trainee ou estagiário.

Em parceria com empresas de tecnologia, a Escola da Nuvem proporciona oportunidades de ingresso. No ano de 2023, a instituição formou mais de 3.400 alunos, com 50% deles já inseridos no mercado de trabalho.

A Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que teremos quase 800 mil vagas de trabalho no setor em todo o país até o ano de 2025. O mercado de tecnologia segue aquecido. Só em 2022, o setor de TI cresceu 22,9% no Brasil comparado a 2021, que já vinha de um crescimento de 23% sobre 2020. Pesquisa trimestral feita pela Advance Consulting mostrou que o mercado de TI fechou o primeiro trimestre de 2023 com 20% de crescimento, bem acima das expectativas para o período. A previsão é fechar o ano com 23,8% de crescimento sobre 2022, puxado por fortes demandas de SMB, nuvem e cibersegurança.

Os cursos da Escola da Nuvem, focados na preparação de jovens para os primeiros passos na nuvem AWS e no mercado de trabalho, direcionam os participantes para as certificações digitais AWS Certified Cloud Practitioner e AZ900. Os cursos abordam conceitos gerais de tecnologia, incluindo redes, armazenamento e plataformas de nuvem.

Oferecidos de maneira gratuita, os cursos contam com instrutores certificados, proporcionando aos alunos a oportunidade de iniciar uma carreira na área de tecnologia. Após a conclusão, os alunos têm a chance de participar da Jornada da Empregabilidade da Escola da Nuvem, que mantém parcerias com as principais empresas do setor para facilitar a inserção no mercado de trabalho em tecnologia.