Charge: Aroeira

Após os depoimentos dos dois primeiros ministros da Saúde de Bolsonaro, Luis Henrique Mandetta e Nelson Teich, e da recusa de Eduardo Pazuello para comparecer, hoje é o dia do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, prestar esclarecimentos na CPI da Pandemia. Senadores querem saber sobre cronograma de entrega de vacinas e das interferências de Bolsonaro na pasta.

O depoimento de Pazuello é um dos mais esperados, já que ao sair do ministério afirmou que tinha gente pedindo um “pixulé” (propina) no próprio Ministério durante sua gestão. Sua tentativa de adiar a participação na CPI ou mesmo fazê-la de forma remota tem sido lida por analistas como estratégia do governo de fugir da responsabilidade. Segundo a jornalista Malu Gaspar ele estava tenso nos dias que antecediam a data marcada para o depoimento e temia ser preso. Sua participação na CPI foi reagendada para o dia 19 de maio.

A sessão de hoje começa às 10h e na parte da tarde também será ouvido o atual diretor-presidente da Agência de Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, às 14h.

Nos últimos dias Mandetta e Teich complicaram um pouco mais a vida de Bolsonaro afirmando interferência de seu filho Carlos nas decisões do ministério e relatando a tentativa de mudar a bula da cloroquina para incluir indicação em casos de covid. Teich, que ficou apenas 29 dias no cargo, também apontou a falta de qualificação de Eduardo Pazuello para o cargo de ministro.

Assista ao vivo:

 

O que já rolou:

 

Depoimento de Teich compromete Bolsonaro e coloca gestão federal sob fogo

CPI da Pandemia: Bolsonaro foi alertado das consequências de não ouvir a ciência