Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Por Isis Maria

Abel vem fazendo história no Palmeiras. Em pouco mais de dois anos como técnico do clube, conquistou 7 títulos e passou Felipão, que tem 6 no Verdão. E uma das coisas que diferencia Abel é a experimentação com o time que tem na mão, a ousadia em mover as peças e reposicionar jogadores e testar posições.

Neste momento, o Palmeiras vive a ausência de duas peças que participaram dessas últimas conquistas: os meias Danilo e Gustavo Scarpa, ambos agora jogadores do Nottingham Forest, da Inglaterra. Scarpa já era sabido desde 2022 que sairia, mas Danilo foi um pouco mais repentino, apesar de ter despertado olhares de outros times por seu desempenho. E o Palmeiras ainda não repôs essas peças, o que causa desespero no torcedor.

Mas Abel tem um plano. E ainda que bastante corneta, a torcida alviverde confia nesse plano (falo como palmeirense, corneta e confiante). Parte dele envolve os testes e a ousadia de Abel em mexer com as peças que tem.

Mayke é um exemplo destes testes abelísticos. Lateral direito, poderia substituir Marcos Rocha, mas entrou e jogou algumas vezes mais avançado, cobrindo desfalques do time como ponta e fez gols em algumas partidas do Brasileirão. Joaco Piquerez, lateral esquerdo, contou em entrevista que na final da Libertadores em Montevideo, Abel pediu para que ele jogasse de terceiro zagueiro. Scarpa é meio campista, mas nas mãos de Abel já foi ponta e lateral esquerdo.

Abel testa jogadores em posições diferentes, o que lhe deixa tranquilo para jogar enquanto as reposições não vem. Prova disso é a vitória contra o Flamengo na Supercopa. Um pouco menos favorito, o Palmeiras levou o título. E o Flamengo falou sobre as faltas, torcendo pra que o Palmeiras não contratasse a tempo. Isso não foi um problema pra Abel.

Enquanto essa contratação não se concretiza, o professor vem revezando Jailson, Atuesta e Gabriel Menino no meio campo. De características diferentes, ele tenta dar ritmo a Jailson, que volta de uma lesão e a Atuesta, que é mais novo no elenco. Menino já participou de decisão, já mostrou seu potencial e sabemos que pode voar no time.

Sem certezas ainda para ocupar seu meio de campo, Abel tem também nas crias da academia uma alternativa para trabalhar um meio de campo e armação de jogadas. Fabinho e Jhon Jhon estão aí na briga por essa vaga.

Precisa contratar? Com certeza, e o professor já falou sobre isso, mas enquanto não vem, Abel joga com o que tem.