Imagem: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Em carta, engenheiros formados no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica repudiaram o relatório apresentado pelo PL, partido de Bolsonaro, para contestar o resultado das eleições. Os profissionais signatários da carta reforçam que os engenheiros citados como autores do relatório não representam a totalidade dos profissionais da instituição. “Em outras palavras, o relatório mencionado não possui nenhuma validação metodológica ou revisão do ITA para garantir o rigor científico esperado da instituição.”

A declaração se faz importante devido à grande credibilidade que o ITA possui nacional e internacionalmente, sendo um dos grandes polos de ciência e tecnologia do país.

Segundo o documento, o relatório do PL se baseia em duas análises de dados incorretas das quais os signatários “repudiam em metodologia, profundidade e qualidade técnica”.

Ao final de considerações técnicas sobre a análise de logs e análise estatística, a carta conclui:

“A conclusão técnica dos signatários é que o relatório é superficial, limitado e não segue boas práticas de análises técnicas e científicas como criação e teste de hipóteses, além de não utilizar dados relativos à localização das urnas (município, zona e seção) – elemento chave para compreender e analisar o cenário eleitoral, tanto para analisar a distribuição de votos no território nacional e possíveis vieses, quanto para relacionar logs e urnas. Também apresenta conclusões questionáveis como “[…] utilizou uma versão de código do programa diferente […]” em face a outras possibilidades, como falhas de software ou hardware e configurações internas. Códigos iguais de programas de urna eletrônica podem gerar logs de urna diferentes em face de diferentes interações e ambientes de execução.”