Para auxiliar os candidatos, Estudantes NINJA trouxe dicas de professores de cada matéria

Foto: Agência Brasil

Por Lara Ximenes Braga dos Santos

No domingo (13), foi realizada a primeira fase do ENEM, onde os alunos responderam questões sobre linguísticas, humanas e fizeram uma redação. No próximo domingo (20), eles irão responder a 90 questões dos cadernos de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para auxiliar os candidatos, trouxemos as dicas de professores de cada matéria para esse último dia de provas.

Matemática

Para o professor Luccas, a maior dificuldade da parte de matemática é a sua extensão, pois 45 questões é um número elevado. Matemática tem historicamente o menor índice de acertos entre as disciplinas. Em sua análise, é necessário que os alunos foquem nas questões que consigam fazer um esboço de resolução e pulem as mais difíceis pra retornar ao final da prova, caso haja tempo.

O professor acha importante sublinhar os comandos das questões durante a prova, para identificar o que a questão aborda e qual parte da matéria ela se refere. Nessa reta final, vale revisar os principais tópicos de incidência, que são: razão e proporção, funções, estatística, geometria plana e análise combinatória, além de reforçar bastante análise gráfica, já que é importante para ambas provas de domingo. No sabado antes da prova, é necessário o descanso.

Física

Em entrevista com o professor Sandro, descobrimos que observando as habilidades do ENEM, podemos ver que elas direcionam para determinados assuntos da física. Por isso, encontramos em provas anteriores muitas questões de: fenômenos ondulatórios, mecânica, cinemática, muitas vezes envolvendo gráfico e interpretação de uma situação, sem muita matematização. Problemas de eletricidade no dia a dia são comuns, já que as habilidades do ENEM estão muito conectadas no nosso cotidiano. Existe uma preocupação em contextualizar a questões com situações familiares.

O professor recomenda fazer as provas anteriores nessa reta final, mas sem esquecer o ENEM PPL. O ENEM PPL é uma versão do exame é específica para os “adultos submetidos a penas privativas de liberdade” e para adolescentes sob medidas socioeducativas. Os itens da prova são tirados do mesmo banco nacional de itens que a prova regular usa.

Sandro enfatiza que não vale a pena pegar formulários na internet para decorar fórmulas de física se não conhecer os conceitos com propriedade, já que apenas um terço das questões de física vão ser extremamente matematizadas. Ter a leitura conceitual é muito mais importante pra prova do Enem.

Cada um tem a sua estratégia, mas o professor diz que a sua escolha pessoal é começar com as matérias que te deixam mais confortável, porque começar com uma matéria que você está mais preparado pode te motivar. No meio da prova, o professor escolheria alguma matéria que não curte, e finalizaria com uma que ele também se sente confortável, para poder começar e fechar a prova com a motivação lá em cima.

Química

A professora Cyntia indicou os conteúdos que mais caem na parte de química: Estequiometria, Soluções, Combustíveis, Termoquímica e Funções orgânicas, e advertiu que muitas vezes os conteúdos acima estão relacionados em uma mesma questão.

Em sua análise, nessa reta final é importante a resolução de provas anteriores para ter uma ideia de como os conteúdos são cobrados, como a contextualização e a relação entre os conteúdos é feita. Porém, o principal é agora trabalhar a concentração, a calma e a ansiedade, que são fatores que interferem muito no dia da prova.

Como estratégia, a professora recomenda começar pela disciplina que sentimos mais facilidade pra que o desespero não tome conta do momento. Já que, se o aluno começar pela disciplina de mais facilidade, ele fica mais confiante para as outras.

Biologia

Para a parte de biologia, entrevistamos o professor Gerson, que recomendou os conteúdos mais cobrados da prova.
Em sua análise, o principal é ecologia: questões de poluição, impactos ambientais, relações ecológicas ciclos biogeoquímicos como o de carbono, oxigênio e nitrogênio são itens quase garantidos na prova de biologia. Em segundo lugar, a biotecnologia, que junta várias áreas da biologia, como a genética, a biologia molecular, e todas as novidades da evolução científica moderna. Questões de teste de DNA, clonagem, e terapia gênica estão dentro desse tópico. E, em terceiro, fisiologia humana, pois é comum cair alguma questão sobre o corpo humano e vale a pena ter uma visão geral dos sistemas.

Nessa reta final, o professor Gerson recomenda curtir, já que o que já foi feito durante esse ano é o que vai contar para a prova. Nem sempre a pessoa que vai melhor no ENEM é a pessoa que mais estudou, mas é a que está mais tranquila e descansada no dia da prova, já que é uma prova muito psicológica. É um período para relaxar e beber muita água. As vezes, o aluno já fez o melhor e tentar se divertir nessa prova, por mais bizarro que isso pareça. A prova precisa ser levada com mais leveza.

Por Lara Ximenes Braga dos Santos