Dupla de ataque do Palmeiras, Endrick e Luis Guilherme, comandaram o título da seleção brasileira sub-17 no torneio de Montaigu, na França, em abril.

As dupla comandou o título da seleção brasileira sub-17 no torneio de Montaigu, na França, em abril. Foto: Bruno Pacheco/CBF

Por Mauro Utida

A próxima geração do futebol brasileiro promete ser promissora e os maiores nomes desta base vem da academia de futebol do Palmeiras. A dupla de ataque Endrick e Luis Guilherme desponta como as maiores joias desta geração. Enquanto o primeiro é comparado a Ronaldo Fenômeno pela força física e faro de gol, o segundo já foi comparado a Mbappé, pela velocidade.

As “crias da Academia” comandaram o título da seleção brasileira sub-17 no torneio de Montaigu, na França, em abril deste ano. A dupla marcou oito dos 11 gols do Brasil na competição, incluindo os dois gols contra a Argentina na final – um de cada na partida que terminou em 2 a 1 para a seleção canarinho. O título não vinha desde 1984.

Os dois devem estrear em breve na equipe profissional do Palmeiras, que está vivendo a sua melhor fase na história com a colaboração de outros jogadores da base, como o volante Danilo e Gabriel Menino, e os atacantes Gabriel Veron e Wesley.

Luis Guilherme e Endrick estão prestes a estrear pela equipe profissional. Foto: Nike Premier Cup/Divulgação

Luis Guilherme assinou o seu contrato profissional com o Palmeiras em junho aos 16 anos de idade (completados em fevereiro) e já está à disposição do técnico Abel Ferreira para o time principal, mas a sua estreia como profissional ainda não foi divulgada.

Já Endrick deve assinar o seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras no próximo dia 21 de julho, quando o atleta completa 16 anos, seguindo a legislação trabalhista brasileira. A torcida palmeirense está ansiosa para ver o atacante na equipe profissional e já prepara uma grande festa para a estreia da joia palestrina.

Endrick é apontado como a grande revelação do futebol brasileiro. Ele foi o principal responsável pela conquista inédita da Copa São Paulo pelo Palmeiras neste ano e se sagrou o melhor jogador da competição. Gigantes do futebol mundial, como Barcelona e Real Madrid já mostraram interesse pelo jogador, além disso ele nem estreou no profissional e já é disputado por patrocinadores.