Foto: reprodução tessaemrede.com.br

Parece só um pingente, mas o produto criado pela Têssa é mais um mecanismo de segurança para mulheres. Ao acionar o botão durante uma situação de risco, a rede de apoio da usuária é acionada sem que haja necessidade de fazer uma ligação ou enviar mensagem.

Biju, como foi nomeado, foi projetado para ficar conectado ao celular por bluetooth. A partir do cadastro feito pelo aplicativo, a usuária cadastra até cinco contatos da rede de segurança que recebem sua localização. Funciona mesmo sem internet, pois caso não tenha sinal, os alertas são enviados via SMS e ele pode ser usado com pingente, chaveiro e outros modos. Basta pressionar por 3 segundos para que o alerta seja enviado.

A ideia surgiu quando Juliana Ladeira, fundadora da Têssa, que mora sozinha há muitos anos, percebeu o quanto a insegurança constante é um problema que acompanha a vida das mulheres. Para colocar o projeto em prática, convidou alguém de sua confiança. Ao longo do processo de pesquisa, ficou claro que a necessidade de ter a rede de apoio por perto é uma dor comum a muitas pessoas: mulheres, homens e idosos que moram sozinhos, pais de adolescentes, motoristas profissionais, vendedores de rua e todos que, de alguma forma, corram algum tipo de risco constante em seu dia a dia.

Feito de resina, o aparelho está em fase final sendo testado por 20 mulheres e a empresa pretende divulgar os resultados do uso.

O Biju foi desenvolvido por duas mulheres, Carol Mordente e Juliana Ladeira e a previsão é que o botão seja lançado em julho.