Entenda o processo de seleção dos indicados ao Oscar, que contempla cerca de 50 a 60 filmes anualmente.

Foto: Reprodução/Variety/Andrew Eccles

Por Victor Amorim 

A cada ano, cerca de 50 a 60 filmes têm a honra de receber indicações para o prestigioso Oscar, um evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Essas obras são avaliadas em 17 categorias distintas, abrangendo todos os aspectos do cinema, desde atuação até design de produção. Embora o número exato de membros da academia não seja divulgado, estima-se que seja próximo de 10.000.

Para fazer parte da Academia, os candidatos devem ter uma carreira estabelecida na indústria cinematográfica e ter recebido pelo menos duas indicações de membros já premiados. Uma vez aprovados como membros plenos, eles têm o direito de votar. Os membros são divididos em nichos específicos, votando nas categorias relacionadas à sua área de atuação. Por exemplo, diretores votam em Melhor Direção, figurinistas em Melhor Figurino e assim por diante. Os atores, por sua vez, têm o privilégio de votar em quatro categorias que os celebram diretamente: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Essa distribuição especializada de votos garante uma seleção equilibrada e justa durante o processo de escolha dos vencedores do Oscar.

Oscar de Melhor Filme: A Complexidade da Votação Preferencial

Na categoria de Melhor Filme do Oscar, a votação segue um formato diferenciado, conhecido como votação preferencial, em que os membros votam de forma a classificar os filmes indicados em ordem de preferência, do primeiro ao último lugar. Ao contrário das categorias anteriores, onde o mais votado ganha, nesta categoria específica, um filme precisa receber 50% mais um dos votos para se consagrar como vencedor.

O processo de eliminação progressiva ocorre da seguinte maneira: o filme que recebe mais votos em última posição é eliminado da lista, e os votos desse filme são redistribuídos para os próximos na lista de preferência de cada membro. Essa redistribuição acontece considerando o próximo filme preferido de cada membro, que então sobe em sua classificação. Esse processo continua até que um filme alcance a maioria dos votos.

Dessa forma, um filme que inicialmente não seja o mais favorecido nas primeiras posições pode ganhar vantagem à medida que outros filmes são eliminados e seus votos são redistribuídos entre os restantes. Isso permite que filmes com menos apoio inicialmente possam subir na classificação e eventualmente serem premiados com o cobiçado Oscar de Melhor Filme, desafiando as expectativas e o favoritismo de outros concorrentes.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024