Por Beatriz Pinheiro / PanAmericanas

Mara, Macris e Lorenne | Foto: Reprodução Instagram Confederação Brasileira de Vôlei @cbvolei

Depois de carimbar a vaga para Tóquio, a seleção feminina de vôlei se prepara para buscar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A equipe que estreia na disputa nesta quarta-feira (7), quando enfrenta a seleção de Porto Rico, já está definida pelo técnico José Roberto Guimarães e chegou ao Peru nesta segunda-feira (5).

Brasil vai para o Pan com uma equipe que mescla atletas que participaram da disputa do pré-olímpico e jogadoras mais jovens. Foram convocadas levantadoras Macris e Juma, as opostas Lorenne e Paula Borgo, as centrais Mara, Mayany e Lara, as ponteiras Tainara, Júlia Bergmann, Lana e Maira e a líbero Natinha.

A confirmação da vaga olímpica pelas brasileiras aconteceu no último sábado (03), quando a seleção superou a República Dominicana por 3 sets a 2, em partida válida pelo torneio Pré-Olímpico. Ao todo, foram 3 triunfos em três jogos: além das dominicanas, o Brasil superou também as equipes de Camarões e Azerbaijão. Em 2019, a seleção feminina de vôlei já conquistou a medalha de prata na Liga das Nações.
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a equipe brasileira integra o Grupo B, que além de Porto Rico, conta ainda com as seleções de Argentina e Estados Unidos. No Grupo A estão Peru, República Dominicana, Canadá e Colômbia. As duas melhores equipes de cada chave avançam para a disputa das semifinais.

Confira abaixo o calendário de jogos do Brasil na primeira fase:
07/08 (quarta-feira) – Brasil x Porto Rico, às 15h
08/08 (quinta-feira) – Brasil x Argentina, às 15h
09/08 (sexta-feira) – Brasil x Estados Unidos, às 15h