Heiko Thoms fez um posicionamento no Twitter contra saudação de bolsonaristas

Foto: Reprodução
Por Larissa Castro
Heiko Thoms, embaixador da Alemanha no Brasil, repudiou em tweets os gestos nazistas feitos em manifestações antidemocráticas em todo país. Ele reforçou que apologia ao nazismo é crime e que é uma atitude “chocante”.
O uso de símbolos nazistas e fascistas por "manifestantes" claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!
— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) November 3, 2022
“Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil.
Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, continuou Heiko.
Na última quarta-feira (2), bolsonaristas realizaram um gesto que remete à uma saudação nazista em um ato contra o resultado das eleições para presidente na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
O gesto se assemelha com uma reverência e foi realizado na base do exército da cidade, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado por centenas de pessoas vestidas com roupas nas cores na bandeira brasileira, verde e amarelo, durante o Hino Nacional.
Ver essa foto no Instagram
Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público de Santa Catarina para investigar o caso, que pode ser caracterizado como apologia ao nazismo, que é crime no Brasil. Porém, em apuração prévia, o Ministério relatou que não há evidências de crime e que não houve intenção de apologia ao nazismo. O órgão também afirmou que a atitude é “absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional” e pode gerar penalidade.