Foto: Mídia NINJA

A embaixada da Venezuela em Brasília foi invadida na madrugada de hoje, 13, por um grupo de apoiadores de Juan Guaidó, que se autodeclara presidente da Venezuela.
Trabalhadores e diplomatas da embaixada relatam que não há entre eles ninguém que reconheça Guaidó como presidente e que não há colaboração com os invasores.

Refugiados estão presos no prédio, e parlamentares brasileiros e movimentos sociais de Brasília estão na embaixada em apoio a resistência contra a invasão.

O governo brasileiro já reconheceu Guaidó como presidente da Venezuela, que por sua vez nomeou Maria Teresa Belandria como Embaixadora Brasileira. Entretanto, Maria nunca assumiu o cargo, já que o presidente em exercício na Venezuela é Nicolas Maduro e não o presidente da assembleia que autoproclama chefe de Estado.

Após a invasão da embaixada, Maria Teresa lançou uma carta timbrada pela embaixada onde se autodeclara embaixadora. Eduardo Bolsonaro publicou em suas redes apoiando a invasão.

Paulo Pimenta, deputado federal que acompanhou desde cedo a invasão foi agredido na embaixada e denuncia que os invasores não são civis, mas milicianos contratados, que estão uniformizados.

Foto: Mídia NINJA

Em vídeo, Paulo fala sobre o que aconteceu na embaixada:

O representante do Itamaraty que foi até a embaixada afirma que o único presidente da Venezuela é Juan Guaidó, legitimando a invasão e contrariando a posição dos trabalhadores da embaixada. O governo brasileiro emitiu nota dizendo que não estimulou a invasão e que as forças da União e do Distrito Federal estão atuando para que a situação se normalize pacificamente.

Até o momento, não há indicativo de saída dos invasores do local.