Produtor cultural atuava como segurança no Carnaval de Rua da Victor Meirelles, em Florianópolis, SC

Foto: reprodução/arquivo pessoal

Por Cley Medeiros

Um produtor cultural, que preferiu manter o anonimato, foi violentamente agredido por policiais militares de Santa Catarina, em Florianópolis, no último dia 20, segunda-feira, enquanto tentava entregar aos PMs uma mochila que havia sido deixada para trás por algum dos participantes do Carnaval de Rua, na rua Victor Meirelles, região central. O evento tinha autorização da prefeitura.

Era por volta de 2h30 quando o produtor tentou o contato com os PMs. “Ao avistar três viaturas com giroflex ligadas, descendo lentamente a Rua Saldanha Marinho, fui abordá-los para entregar a mochila”, explica. Sem sucesso, a primeira viatura não parou para oferecer algum tipo de ajuda que pudesse fazer com que a mochila encontrasse seu dono, ou dona.

“O primeiro carro passou e, ao tentar parar o segundo, desceram quatro policiais, dois de cada carro e, começaram a me bater. Enquanto me batiam, um disse: “Tu é louco de tentar parar uma viatura?”, conta a vítima da agressão policial.

“Em 15 segundos a única coisa que consegui foi tentar fazê-los pararem de me bater, avisando que eu trabalhava no evento de carnaval autorizado e apoiado pela prefeitura de Florianópolis”, afirma. “Para mim o carnaval terminou ali naqueles três carros de polícia na esquina da Saldanha Marinho com a Victor Meirelles”, lamenta.

O produtor conta ter recebido alguns relatos de furtos no bloco de carnaval, porém, segundo ele, não foi possível perceber o empenho da polícia em buscar os responsáveis pelos atos. “No dia seguinte, pela surra tomada, não pude trabalhar”, diz ele, que também afirma que o caso será registrado em uma delegacia.

A reportagem da Mídia NINJA entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, e aguarda um posicionamento.

Leia mais:

Número de brasileiros em áreas de risco é maior que a população do Uruguai

Em carta à Unesco, Lula pede que plataformas sociais defendam a democracia

Os Brasis (quase) impossíveis no Festival de Cinema de Berlim

Atingidos de Jequié (BA) cobram resposta da Chesf após enchentes de dezembro

Governo federal atua de forma integrada para mitigar efeitos de tragédia no litoral de SP