.

Em plena pandemia que assola, principalmente, a parte mais vulnerável da sociedade, a Polícia Militar fez uma operação de despejo de mais 50 famílias sem teto em uma área ocupada, no bairro Monte Líbano, região do Taquaral, Piracicaba. Segundo relatos das famílias, a operação aconteceu de forma violenta. A polícia chegou por volta das 6h com tratadores destruindo suas casas.

As famílias e grupos sociais pediram intervenção da prefeitura e Defensoria Pública, argumentando, entre outras questões, o risco do despejo em meio à pandemia do novo coronavírus. Na noite desta quarta (6), horas antes do despejo acontecer, a Justiça manteve a decisão de reintegrar a área sob o argumento de que uma possível ampliação da ocupação é que pode levar à propagação da contaminação.

A área pertence à vários herdeiros de um advogado de São Paulo, e estava abandonada, servindo apenas para especulação imobiliária, sem nenhum uso.

Os sem teto ocupam a área desde janeiro deste ano, na luta pelo direito a moradia. A assessoria jurídica popular que acompanha as famílias, tentou impedir o despejo alegando questão humanitária e apelando ao bom senso diante da maior pandemia dos últimos tempos, mas tanto a justiça de Piracicaba, como o Tribunal de Justiça de SP ignoraram o risco de morte que estão impondo à essas famílias. Na noite desta quarta (6), horas antes do despejo acontecer, a Justiça manteve a decisão de reintegrar a área sob o argumento de que uma possível ampliação da ocupação é que pode levar à propagação da contaminação.

O Despejo das famílias ocorre com a anuência do governador de São Paulo, João Doria (PDC), que tem um discurso de defesa do distanciamento social, mas na prática joga famílias inteiras na rua. Os pertences das famílias estão sendo levados para um galpão. Não foi oferecido às famílias despejadas uma alternativa de alojamento, muitos estão indo parar na rua ou para casa de parentes, se expondo à riscos de infecção a covid 19.

O Levante Popular da Juventude publicou um vídeo fazendo o comparativo entre o discurso do governador João Doria, que ignora a existência das famílias sem teto, com o ocorrido de hoje.

Não era para ficar em casa, Doria? Que casa?Às 6h da manhã dessa quinta-feira (07) a PM jogou tudo pro chão: barracos,…

Posted by Mídia NINJA on Thursday, May 7, 2020

#semteto #pandemia #mst #despejonão