De quebra, japoneses ainda eliminam Alemanha da Copa do Catar

Foto: Reprodução / Faisal

Por Fernando Cavalheiro

Na tarde desta quinta-feira, no Estádio Internacional Khalifa (o “Khalifão” para os brasileiros), Espanha e Japão duelaram pela última rodada do grupo E, definindo a classificação para as oitavas. Como esperado, os ibéricos controlaram a posse de bola e as principais ações na partida por meio do famoso tiki-taka, amado por uns e odiado por outros.

Com o jogo na mão, ou nos pés, Morata abriu o placar para “La Fúria” aos 11 minutos, depois de jogada de Azpilicueta. A Espanha fez um bom primeiro tempo, ao passo que o Japão veio com uma proposta agressiva para surpreender a defesa adversária, mas na primeira etapa não deu muito certo. Como fez a Alemanha contra os nipônicos, a Espanha teve chance para matar o jogo já no primeiro tempo, mas não o fez, e tal qual contra os germânicos, os Samurais Azuis se mantiveram vivos e afiaram suas espadas para a segunda etapa.

A peleja reiniciou com uma virada espetacular dos asiáticos. O predestinado Ritsu Doan entrou e mudou a história do jogo aos 3 minutos, quando, aproveitando erro de Simón, dominou a bola na entrada da área e soltou um foguete no canto esquerdo do goleiro espanhol. O empate atordoou a Fúria, que não conseguia finalizar os passes exaustivamente trocados na linha ofensiva. Com a espada entre os dentes, o samurai Doan – sempre ele, apareceu em rápida jogada na área pela direita, driblou toda a união ibérica e chutou com perigo, a bola parecia ter saído, mas Mitoma, outro que havia entrado, acredita e toca para Tanaka afundar o gol hispânico. 2 a 1.

Abraçada ao tiki-taka, a Espanha seguiu inócua até o fim do jogo tentando chegar ao gol japonês, que manteve prostrado em segurança, especulando contra-ataques, sem, contudo, movimentar o placar. 2 a 1 para o Japão. O resultado classifica ambos, com os nipônicos em primeiro e espanhóis em segundo lugar.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube