Em 2012, durante sessão de homenagem semelhante, travestis e transexuais foram impedidas de entrar na Câmara Municipal de Natal

Sessão solene homenageia pessoas trans, travestis e não binárias na Câmara Municipal de Natal (RN) (Foto: Luana Tayze)


Por Ranmaildo Revoredo

As solenidades de homenagens são tradicionais em casas legislativas por todo o país, mas ainda são raros os momentos nos quais a população LGBTI+ são destaques nestes espaços. Em Natal, em 1º de março, por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT), a Câmara Municipal homenageou mulheres e homens transexuais e travestis, além de pessoas não-binárias.

O momento marca uma nova página na história, uma vez que, a pedido da Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Norte (Atrevida-RN), em 2012, houve uma sessão semelhante, porém o momento foi marcado por transfobia, como conta Rebecka de França, professora e pesquisadora travesti. “Há dez anos fomos barradas aqui. Precisamos colocar batas de enfermeiros para podermos subir as escadas da Câmara, porque nossos corpos não eram bem vindos aqui. Hoje foi uma nova realidade. Olhe como a luta tem tido efeito”, relembra Rebecka, que foi uma das homenageadas na solenidade.

A vereadora Brisa Bracchi explica a importância do momento. “Essa solenidade é um marco na nossa cidade, porque pela primeira vez na história as pessoas trans, travestis e não-binárias entraram pela porta da frente para serem homenageadas e não para sofrer repressão e transfobia. Tenho orgulho de poder ter viabilizado este momento e homenagear tantas pessoas comprometidas com a luta social”, afirma.

Um dos homenageados da noite foi o guarda municipal que atua na própria Câmara Municipal de Natal, Breno Oliveira. “É um prazer, uma honra estar no lugar de fala nesta casa legislativa que trabalho, que passei no concurso ainda quando Nara. É muito simbólico para mim ter recebido o meu primeiro diploma com meu nome”, discursou.

Para além das homenagens, foram apresentados projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal de Natal, que tem como foco dar dignidade para os/as LGBTI+, com o PL, de autoria de Brisa Bracchi, que pretende caçar o alvará de funcionamento de estabelecimentos reincidentes em práticas racistas e lgbtifóbicas.

“O nosso mandato tem na sua essência o orgulho LGBT e a luta contra a LGBTfobia, não só porque eu e a maior parte da nossa equipe somos LGBTs, mas principalmente porque somos comprometidas com essa luta. Não à toa, temos leis sancionadas que mudam as vidas das pessoas e inúmeros projetos tramitando, além de iniciativas que estão acontecendo pela cidade com financiamento feito via emendas que destinamos pelo mandato”, finaliza Brisa.

A sessão solene está disponível no YouTube e pode ser conferida na íntegra

 

Leia mais:

Erika Hilton propõe uma Frente Parlamentar Mista pelos direitos LGBTQIAPN+

Dia da Visibilidade Bissexual se torna lei em Natal

Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram em 2022, revela pesquisa