70% dos alunos da Escola Estadual Albanízia Lima, em Belém, têm notas acima de 700 na Redação

Foto: David Alves/Agência Pará

Os degraus da escada da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, no Pará, foram escolhidos como o cenário para a comemoração dos alunos do ensino médio, após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nada menos do que 70% dos estudantes tiraram notas acima de 700 na redação do concurso. Uma bela conquista da comunidade escolar eternizada numa foto que viralizou nas redes sociais. Na imagem, os alunos exibem a pontuação feita na Redação em plaquinhas.

Os estudantes participaram de uma oficina pré-exame que foi elaborada pela professora Ione Franco. O projeto recebeu o nome “Construção e Reconstrução do Texto”, e foi apoiado pela direção da escola.

Uma das maiores notas – 960 na redação do Enem – foi da aluna Adrya Mancio, 18 anos, que sempre estudou na rede pública estadual e foi uma das monitoras do projeto ‘Construção e Reconstrução do Texto’, desenvolvido pela professora Ione Franco na unidade.

“A escola estadual sempre foi a minha casa. Se um trabalho público é feito com respeito, compromisso e esforço, dá muito certo. Nós somos exemplo disso e sinto muito orgulho, porque vi o quanto cada um se dedicou pra isso, tanto os professores, funcionários, como os alunos. Foi um trabalho em equipe. Muitos cursinhos particulares não têm uma atenção individualizada como a que recebemos no projeto e isso fez a diferença na nossa preparação”, afirmou a estudante Adrya Mancio.

Foto: David Alves/Agência Pará

A idealizadora do projeto, professora Ione Franco, especialista em abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA), utiliza uma metodologia que trabalha o passo a passo da construção do texto dissertativo-argumentativo. Uma das estratégias da ‘Construção e Reconstrução do Texto’ é fazer com que o mesmo texto seja reescrito dezenas de vezes até o resultado final, para estimular o olhar crítico de cada aluno, individualmente.

Foto: David Alves/Agência Pará

“Quando vi as notas fiquei muito feliz por mim e meus amigos, porque fiz parte da construção das redações deles, como monitor da professora, então foi ainda mais especial pra mim”, ressalta o aluno Kaynan Mackayat, 18 anos.

Ele afirma que a preparação para a redação foi baseada na escrita e reescrita, com os alunos aprendendo a reconhecer os erros e reescrever várias vezes até chegar a um resultado excelente e dedica as notas apresentadas pelos alunos a esse método.

Foto: David Alves/Agência Pará