A visita de três dias de Macron ao Brasil chega à sua última etapa, após passagens pelo Pará, Rio de Janeiro e São Paulo

Foto: Ricardo Stuckert

“Toda minha comitiva e eu, pessoalmente, nos sentimos imensamente honrados de estarmos hoje aqui ao seu lado, hoje, aqui, neste lugar, nesta Praça dos Três Poderes, que foi atacada, destruída praticamente, ou, pelo menos, bastante maltratada pelos inimigos da democracia”, afirmou o presidente da França, Macron, durante encontro com o presidente Lula, em Brasília, nesta quinta-feira (28).

O presidente francês elogiou a resistência da democracia brasileira aos ataques golpistas, destacando a importância da restauração dos equilíbrios democráticos sob a liderança de Lula.

Durante seu discurso, Macron fez duras referências a Jair Bolsonaro e a tentativa de golpe de 2023, nos quais apoiadores do ex-presidente de extrema-direita invadiram e depredaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na capital brasileira.

A visita de três dias de Macron ao Brasil chega à sua última etapa, após passagens pelo Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Suas declarações durante a visita enfatizam a importância do diálogo internacional e da cooperação entre países democráticos para enfrentar desafios comuns.

Além disso, Macron abordou a questão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, destacando as preocupações da França com a sustentabilidade ambiental. Enquanto Lula enfatizou a complexidade das negociações envolvendo dois blocos econômicos, Macron reiterou a necessidade de garantir que o acordo promova padrões ambientais elevados, e afirmou que o Brasil e a França estão caminhando para tornar o acordo realidade.