Isis Maria conversou com a coletiva CAIANA sobre Ativismo, tecnologias digitais e segurança

À convite da CAIANA (Coletiva Antirracista Internacional de (Auto)Cuidado entre Ativistas), o ELLA – rede internacional de Feminismos criado por mulheres da Mídia NINJA, fez parte do Ciclo de Encontros Virtuais 2021, com o ao vivo “Ativismo, tecnologias digitais e segurança”, neste último sábado.

A ação faz parte da Campanha “Mulheres na luta pelo autocuidado: Ancestralidades e Modernidades”, e neste bate-papo, Isis Maria, uma das editoras da Mídia NINJA e gestoras do ELLA, conversou com Luciane Matos, integrante da CAIANA.

Na conversa, Isis falou sobre sua vivência como mulher negra e sobre seguridade – digital e presencial, principalmente em como ela impacta a vida das mulheres. “Acho que conseguimos, se articulando em rede, organizar uma política efetiva de transmissão de dados, que liberte mulheres. Se criarmos tecnologias em conjunto, com certeza chegaremos a criar espaços seguros para nós mesmas no âmbito digital”, resumiu ela quando perguntada sobre essa possibilidade.

Lucianne também complementou sobre a disponibilidade de dicas para redução de danos sobre nossos dados que circulam na internet. A gestora anunciou que a informação vai estar disponível nas páginas da coletiva num futuro próximo. Ela também elaborou sobre como o empoderamento tecnológico também é um processo de cura para mulheres, especialmente mulheres negras.

O evento foi transmitido ao vivo pela página do Facebook e pelo canal do YouTube da Coletiva e pode se visto aqui.