Filme independente conta com depoimentos de especialistas, políticos e familiares de vítimas da doença

O cineasta Gabriel Mesquita denuncia a má gestão do governo federal na pandemia, que resultou em centenas de mortes. Foto: Reprodução / YouTube.

Após mais de dois anos de pandemia de Covid-19, é impossível não lembrar das inúmeras vidas que perdemos neste caminho. Trazendo luz para esta questão e denunciando o descaso do governo federal na administração da pandemia em sua fase de pico, o cineasta Gabriel Mesquita apresenta o documentário “Eles Poderiam Estar Vivos”.

Trata-se de uma produção independente, na qual Gabriel entrevistou especialistas no assunto, como epidemiologistas, médicos, biólogos e pesquisadores, que falam sobre como a pandemia foi mal manejada pelo governo Bolsonaro, e em como o presidente é responsável pelas quase 700 mil mortes da doença. Vale lembrar que o governo defendia a chamada “imunidade de rebanho”, além de boicotar a campanha de vacinação, inclusive, deixando de comprar doses de vacina que foram ofertadas ao Brasil.

Além dos especialistas, o cineasta conversou com políticos e coletou depoimentos de pessoas que perderam familiares para a Covid-19 e que poderiam estar entre nós, caso a história fosse outra.

“O plano do governo era claro (…) Mais de dois terços da população pegaria o vírus rapidamente e assim alcançaríamos a chamada imunidade de rebanho. Eles acreditavam que assim a pandemia acabaria rápido, a economia se recuperaria e o presidente seria reeleito. O preço em mortes nunca importou para Bolsonaro”, comenta o diretor do filme (via assessoria).

Entre os nomes que Mesquita entrevistou estão Fernando Aith, diretor do Centro de Pesquisas de Direito Sanitário da USP; Cláudio Maierovitch, médico sanitarista da Fiocruz e ex-presidente da Anvisa; Luana Araújo, infectologista e consultora do hospital Albert Einstein; Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan; e Arthur Chioro, médico, professor da Unifesp e ex-ministro da Saúde.

O documentário conta também com uma música-tema, de mesmo nome do filme, “Eles Poderiam Estar Vivos”, interpretada pelo rapper Crônica Mendes. A canção já possui um videoclipe oficial, confira:

Por ser um projeto independente, o filme está sendo financiado por meio de financiamento coletivo e segue em processo de finalização. Segundo o diretor, a expectativa é que o longa seja lançado ainda neste semestre, antes das eleições.

Para colaborar com a conclusão do documentário, acesse o Apoia-se e contribua!