Ativista do MST, Ruth Venceremos se lança a pre-candidata a deputada federal

Foto: Ricardo Stuckert

Ruth Venceremos é a drag queen vivida por Erivan Hilário. É artista, educadora, militante do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Sem Terra (MST), negra, nordestina e pode ser a primeira pessoa com esse perfil a assumir uma cadeira no Congresso Nacional. Ruth é pré-candidata à deputada federal pelo PT-DF, e tem se tornado um importante símbolo da renovação do partido. Sua atuação social e política tem ganhado projeção tanto no Distrito Federal, onde vive e trabalha, quanto nacionalmente, por sua atuação em defesa da democracia.

A trajetória de Venceremos tem origem no MST, onde atua desde os 13 anos de idade. Atualmente ela integra a coordenação nacional de educação do movimento. E não para por aí: Ruth é uma das artistas drags fundadoras do coletivo artístico Distrito Drag, que trabalha com a produção e difusão da cultura da comunidade, com a defesa dos direitos humanos, e com capacitação profissional e inclusão social de pessoas LGBTQIA+.

Foto: Hugo Barreto

Como a primeira drag queen do MST a pleitear uma candidatura para a Câmara Federal, a educadora encara sua pré-candidatura como uma plataforma para atuar na “defesa da democracia, que tem sido alvo constante de ameaças do projeto bolsonarista”. Aumentar a representatividade negra e LGBTQIA+ no Congresso Nacional é parte do projeto da candidatura da ativista. “Como pessoa negra e LGBTQIA+, percebo a todo o momento que somos excluídos dos processos de decisão sobre os rumos do País. E isso demonstra o esforço dos que, historicamente, detêm o controle econômico e político do Brasil, em manter estruturas injustas, e que nos querem ver longe do poder para que sigamos relegados à marginalização social e política”, analisa.

Ruth tem formação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dirigiu a Escola Nacional Florestan Fernandes, referência em formação pedagógica e política, fundada e mantida pelo MST.