Foto: Frente Fotográfico

Chamada “Un violador en tu camino”, a canção foi criada pelo coletivo chileno Lastesis, que se tornou um hino dos protestos na semana do dia 25 de novembro, dia Internacional de combate a violência contra a mulher. As chilenas realizaram seu protesto no dia 20 de novembro, ao saber de denúncias de estupros de policiais nos atos em defesa da igualdade social no país, que começaram em outubro.

https://www.instagram.com/p/B5TzGYlFqen/

https://www.instagram.com/p/B5spB6EB9ZV/

A performance, que reúne mulheres com os olhos vendados cantando “E a culpa não era minha, nem onde estava, nem como vestia”, se espalhou pelo mundo e diversos países vem reproduzindo a coreografia, que aponta o descaso do Estado, da polícia e da justiça com os casos de estupro e violência contra a mulher, além de protestar contra o machismo e o patriarcado.

Buenos Aires – ARG

A partir da difusão massiva da performance, o coletivo chamou mulheres de todo o mudo para replicar a coreografia no dia 29 de novembro em suas cidades e as redes se encheram de vídeos de mulheres cantando os versos da canção.

No Brasil, atos estão sendo organizados para reproduzir a performance. Muitas mulheres também usaram o twitter para se manifestar, contando suas histórias

“E a culpa não era minha (tinha 5 anos), nem onde estava (8 anos, dormindo esperando minha mãe), nem como vestia (uniforme da escola).

São Paulo – SP

Vitória – ES

Porto Alegre – RS

Mas nem sempre é tranquilo protestar. Na Turquia, a polícia dispersou de forma truculenta no domingo, 8, a manifestação de centenas de mulheres em Istambul.