.

Após cortar bolsas para estudantes universitários indígenas e quilombolas, Temer mãos de tesoura ataca novamente. Desta vez o inimigo da educação, irá cortar as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019.

A informação foi divulgada em nota, na quarta-feira (01), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com a decisão mais de 200 mil discentes e pesquisadores podem ser prejudicados. Além disso, o corte atinge também 105 mil bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e programas de cooperação internacional, o que poderá prejudicar ainda mais a imagem do Brasil no exterior.

Os impactos são graves e devem afetar também 245 mil profissionais da educação – entre alunos e bolsistas, professores, tutores, assistentes e coordenadores – do Sistema Universidade Aberta do Brasil e dos mestrados profissionais do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica ProEB).

O Conselho Superior da CAPES solicita uma ação urgente do Ministro da Educação em defesa do orçamento do MEC que preserve, integralmente, no PLOA 2019 o dispositivo no Artigo 22 da LDO aprovada no Congresso Nacional.

Confira na íntegra