Ainda atuando como goleiro reserva, fazia belas partidas e era aclamado pela torcida

Foto: Вячеслав Евдокимов/WikiMedia Commons

Por Monike Lourinho

Mendy, filho de mãe senegalesa e pai guineense, começou sua carreira aos 13 anos na Academia de juniores do Le Havre AC, com seu ótimo desempenho levou sua carreira para o profissional, onde atuou pelo Cherbourg, que então estava no campeonato nacional da terceira divisão da liga francesa de futebol. Mendy jogava alternando entre titular e reserva e mesmo com ótimas atuações individuais não conseguiu evitar que seu time fosse rebaixado para quarta divisão. Na temporada seguinte, no seu último ano no clube, foi titular absoluto, contudo assistiu seu time cair para a quinta divisão ao mesmo tempo que seu contrato chegava ao fim, e assim começava o momento mais difícil de sua vida.

“Para os jogadores de futebol ou qualquer outra pessoa, estar desempregado é o mesmo que receber um tapa na cara” – Mendy à revista SoFoot.

Sem clube e abandonado pelo empresário, Mendy recorreu ao “pôle emploi”, o serviço público francês de assistência à desempregados que ajuda cidadãos franceses a conseguirem um emprego além de oferecer auxílio financeiro. Durante 1 ano Mendy tentou se manter em forma e esperançoso, porque abandonar o futebol nunca foi sua opção, e apesar de tudo Mendy aguardava o seu primeiro filho.

Então de repente, um ex- companheiro de clube o indicou para preencher terceira vaga do Olympique de Marseille, foi quando entrou para o time B com um salário baixo, mas ali ele via uma ‘virada de chave” em sua carreira (Trocar por “…foi quando entrou para o time B, que mesmo com salário baixo, via-se uma ‘virada de chave’ em sua carreira”) e mesmo (trocar por “e ainda que tivesse que se abster”) tendo que se abster da presença de sua companheira grávida, ele foi atrás do que parecia ser a única esperança que o restava.

Mesmo atuando poucos jogos pelo Marseille B, Mendy já conseguiu chamar a atenção de outros clubes, assim no verão de 2016, aceitou o jogar no Reims, na segunda divisão e assim teve a chance de mostrar sua capacidade em campo e finalmente retomar sua carreira profissional. 

Ainda atuando como goleiro reserva, fazia belas partidas e era aclamado pela torcida quando tinha a oportunidade de entrar em campo, no entanto naquela temporada se destacou fora de campo se tornando um líder entre seus companheiros de time por conta de seu carisma e bom humor, se tornando um exemplo para seus parceiros no clube mesmo ainda estando no banco de reserva. Na temporada seguinte com seu excelente desempenho se tornou titular absoluto com isso conquistando o “o campeonato dos sonhos” passando 19 jogos dos 38 sem levar gols, e assim levando o Reims a primeira divisão 2018/2019, já na elite do futebol francês, manteve ótima crescente, destacou-se mais uma vez individualmente e se transferiu ao Rennes, o então atual campeão da Copa da França. E foi também ao longo desse período que ganhou sua primeira chance na seleção senegalesa. 

Com a temporada dos sonhos, em 2020 o jogador chamou a atenção do Chelsea que vivia uma crise no setor defensivo e assim embarcando para o maior desafio de sua carreira, a qual achou que não iria conseguir retomar.  

No Chelsea teve ótimas atuações e assim sendo campeão; 

  • Liga dos Campeões da UEFA 2020-21 
  • Supercopa da UEFA: 2021
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 

Mendy também foi considerado melhor goleiro pela FIFA em 2021. 

Sempre que colocado à prova em sua carreira, Mendy correspondeu e provou sua capacidade em campo. 

Com a seleção de Senegal não será diferente nesta Copa, mesmo com grande desfalque de Mané. 

Mendy mostrará ao mundo o quanto é resiliente e disposto a dar o melhor de si em campo, como fez durante toda sua vida. Uma história de superação onde ele teve muitas oportunidades para desistir, mas optou por fazer aquilo que o trazia felicidade “nunca desista do que te faz ser melhor“.

Senegal tem jogo de estreia dia 21/11/22 às 13:00 (horário de Brasília) contra a Holanda e Mendy terá mais uma oportunidade de fazer jogos milagrosos e aumentar essa lista de superações e conquistas! Estaremos na torcida.

Texto produzido para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube.