Por Renato Cortez / Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJAA intransigência do governo ilegítimo de Temer em negociar com a população – cujos direitos são retirados sistematicamente – inspirou outras instituições da República a ignorarem as demandas da classe trabalhadora: funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que aderirem à greve deflagrada semana passada podem sofrer retaliações da diretoria.

E-mail enviado pela Gerência de Redação da EBC afirma categoricamente que aqueles funcionários que gozam de gratificação (GDAC) deveriam trabalhar normalmente nesta terça-feira (14), dia programado para a paralisação, sob pena de perderem suas gratificações.

Um funcionário da empresa, que não quis se identificar, disse que “as gratificações são de natureza técnica e não simples apadrinhamento”. Falou, ainda, que “o governo Temer, acostumado a comprar apoio político via liberação de emendas e outros recursos públicos para aliados, está tentando usar as gratificações pagas aos funcionários da EBC como moeda de troca por apoio político”.

Além da revolta com a ameaça, os trabalhadores da EBC também denunciam o aparelhamento da empresa com vistas a criar uma imagem positiva do governo Temer, avaliado negativamente por 97% da população, segundo pesquisas divulgadas em outubro.

No início da tarde desta terça teve assembleia da categoria e ficou decidida a manutenção da greve até pelo menos a quinta-feira (16), quando representantes dos trabalhadores têm outra reunião agendada com a diretoria. Até lá, esperam que a empresa reveja a ameaça de perseguir politicamente quem desempenha atribuições em função de especialização técnica.