O filme que deixou os conservadores “enfurecidos” concorre na categoria de melhor filme no Oscar 2024

Issa Rae vive uma versão da protagonista divulgada como ‘Barbie presidente (Foto: Reprodução | Warner Bros. Pictures)

Por Milene de Souza de Espindula

Com as indicações um tanto “contraditórias” Barbie chega ao Oscar trazendo mais polêmica, com Ryan Gosling sendo indicado na categoria de melhor ator coadjuvante enquanto Margot Robbie e Greta Gerwig são esquecidas no churrasco. O próprio ator reconheceu falta de reconhecimento por parte da academia.

Estou extremamente honrado por ter sido indicado por meus colegas ao lado de artistas tão notáveis em um ano de tantos filmes excelentes […]. Mas não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie” escreveu ele em um comunicado para a Academia.

Barbie foi uma mega produção, um live-action de respeito! Recriou diversos adereços e remontou uma história da década de 1930 até a atualidade. Em 1959, ano de lançamento da primeira Barbie que foi maravilhosamente apresentada logo no início do filme como a “primeira Barbie”. Vimos uma excelente precisão no design de produção, especialmente na recriação dos figurinos, objetos de cena e ambientes icônicos, como o carro da Barbie, a casa da Barbie e a tão sonhada Barbielandia.

Cada detalhe foi cuidadosamente elaborado para capturar a essência da marca Barbie e trazer nostalgia às mulheres que lotaram as salas de cinema vestidas de rosa (Eu fui uma delas). Com certeza merece o Oscar de melhor figurino e melhor design de produção devido à atenção meticulosa aos detalhes, à criatividade na reinterpretação dos elementos clássicos da Barbie e à habilidade de transportar o público para o mundo encantador e mágico da boneca mais famosa do mundo. Mas qual seria a reação da nossa “Kenlandia” caso Barbie ganhasse o Oscar de melhor filme? 

Simu Liu é “apenas um Ken” no live action de ‘Barbie’ (Foto: Reprodução | Warner Bros. Pictures)

Imagino a comunidade hétero conservadora no seguinte cenário: Homens que se dizem pais de família pedindo demissão de seus empregos porque só pode ser o fim do mundo! Um filme que fala sobre a história de uma boneca de plástico ser considerado o melhor filme pela Academia Internacional de Cinema? Isso não pode ser possível! Carros explodindo, correria, papéis voando, gente gritando, criança de colo correndo. Os conservadores ficaram loucos, o filme sobre uma boneca lésbica? Como assim o que as crianças vão pensar? Pessoas se trancam a sete chaves dentro de casa, templos e igrejas.

Sim, um filme do século 21 espelhando o matriarcado e mulheres sem o estereótipo de Barbie no poder? quilo jamais seria aceito dentro da casa da “família tradicional brasileira”! Mulher mandando no marido? Que absurdo. O cenário agora é de apocalipse total, nas rua faixas e cartazes com as frases “ameaça à masculinidade”, “Respeitem a família tradicional” “corrupção da moral” caídas pelos chão. Tudo aquilo que já foi da cor rosa foi incinerado. Bonecas da Barbie derretidas por todos os lados. Exagerei? Acho que não, mas eles sim exagerariam se Barbie ganhasse o Oscar de melhor filme. 

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024