“Cometeu crime, tem que ser punido. A ferramenta que nós temos hoje é a prisão”, defendeu Duda Salabert, deputada trans de Minas Gerais, sobre a fala transfóbica de Nikolas Ferreira (PL)

Foto: PDT

“Um parlamentar não pode usar a imunidade como escudo para cometer crimes. Independente[mente] do ponto de vista político e ideológico de cada um, temos que seguir o entendimento da Suprema Corte brasileira, a qual reconhece a transfobia como um crime inafiançável. Parlamentar não é melhor do que ninguém, então você não pode usar a tribuna para cometer crimes, para fazer falas criminosas, racistas e transfóbicas”, defendeu Duda Salabert (PDT), a primeira deputada trans do Congresso Nacional, em entrevista ao Uol.

Ontem (8), no Dia Internacional da Mulher, o deputado federal Nikolas Ferreira foi à tribuna da casa e colocou uma peruca loira e atacou mulheres trans no seu discurso na tribuna. A fala foi levemente repreendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PL), mas a maior reação foi das mulheres e movimentos sociais pela diversidade.

O Ministério Público Federal recomendou que a Câmara investigue a fala criminosa.