View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

Nesta semana, a drag soteropolitana Petra Peron voltou às telas da Mídia NINJA em seus debates periódicos com drag queens de todo o Brasil. A convidada da edição para um Papo NINJA bafo com a baiana foi a conterrânea Nininha Problemática. Criada pelo ator Digo Santtos, Nininha surgiu na internet em 2017 e desde então não parou mais, lançando a carreira musical com o projeto Abusada em 2020. Sua personagem tem como inspiração as artistas da periferia, especialmente de Salvador.

Nininha conta como começou a performance como drag queen, especialmente vindo da periferia baiana. “A gente precisou se infiltrar em portas fechadas. Eu sendo drag queen preta, com um corpo totalmente fora de padrão. Eu gosto de me por no palco como protagonista”, disse. O debate trouxe ainda os desafios com a pandemia de 2020, na ocasião em que Nininha lançava um de seus principais projetos, e outros casos de racismo e preconceito vividos na capital baiana.

Periodicamente, Petra Peron traz outras companheiras da cena drag nacional para um momento de reflexão sobre o histórico, os rumos e as perspectivas da performance de dragqueens no Brasil, contando com a participação de artistas transformistas e dragqueens de diferentes linguagens, gerações e regiões do país.