O senador Jacques Wagner e o deputado Rodrigo Agostinho compõem o grupo (Reprodução Instagram/Rodrigo Agostinho)

 

Por Bruna Obadowski, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP26

A mobilização entre líderes parlamentares de vários países da América Latina e do Caribe e de outras regiões do mundo aqueceu os debates desta terça-feira (09) em Glasgow, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 26. Na ocasião, foi lançado o Observatório Parlamentar sobre Mudanças Climáticas e Transição Justa.

O lançamento foi uma iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a Presidência da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal do Brasil e a Presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Senado da Nação Argentina, com o apoio dos europeus União através do Programa Euroclima +, e aconteceu durante evento paralelo denominado  “Protagonistas dos Parlamentos Latino-Americanos e Caribenhos: Anúncio do Observatório Parlamentar sobre Mudanças Climáticas e Transição Justa”.

Com participação de parlamentares de mais de 10 países, o Observatório Parlamentar sobre Mudanças Climáticas e Transição Justa (OPCC) é uma iniciativa realizada em conjunto por líderes parlamentares de vários países da América Latina e do Caribe e de outras regiões do mundo. A iniciativa surgiu da necessidade de fortalecer a cooperação interparlamentar para que os formuladores de políticas possam revisar e aprovar legislação relevante para a transição justa para economias de baixo carbono.

“O objetivo é promover um protagonismo maior dos parlamentares, envolvendo um número crescente de países, para que possamos trocar experiências e ideias sobre leis e iniciativas de preservação ambiental e transição justa”, disse o Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal do Brasil, senador Jaques Wagner (PT-BA) via Twitter.

A iniciativa surgiu a partir de conversas com líderes e parlamentares a partir da necessidade de fortalecer a cooperação interparlamentar para que os formuladores de políticas possam revisar e aprovar legislação relevante para a transição justa para economias de baixo carbono.

“Uma transição justa é aquela que cuida do meio ambiente sem deixar de pensar no ser humano. Vamos tentar ampliar o grupo com Parlamentos de todos os continentes para que tenhamos um protagonismo maior dos parlamentares e possamos trocar experiência sobre arcabouço legislativo”, destacou Jaques Wagner em entrevista ao Partido dos Trabalhadores.

Saiba quem são os líderes parlamentares dos países da América Latina e do Caribe que integram a Comissão:

Gladys González (Senadora Nacional da Argentina)

Brenda Austin (Deputada Nacional da Argentina)

Jaques Wagner (Senador do Brasil)

Rodrigo Agostinho (Deputado federal do Brasil)

Cecilia Requena Zárate (Senadora da Bolívia)

Ximena Órdenes Neira (Senadora do Chile)

Guido Girardi (Senador do Chile)

Juan Carlos Losada (Representante na Câmara do Congresso da Colômbia)

Paola Vega (Deputada da Assembleia Legislativa da Costa Rica)

Gwendell Mercelina (Deputado, Curaçao)

Samuel Andrés Pérez Álvarez, (Deputado do Congresso da República da Guatemala)

Vincent Wheatley (Ministro dos Recursos Naturais, Trabalho e Migração da Virgem Ilhas Britânicas)

O Ilustre Sr. Otis Morris, Representante Parlamentar e Ministro do Interior, Transporte, Radiodifusão, Energia e Serviços Públicos e Comissão de Telecomunicações, Turquia e Caicos

Veronica Dorsette-Hector (Secretária Parlamentar, Montserrat) e Juan Federico Ruiz (Deputado do Uruguai)

Juan Antonio López de Uralde Garmendia (Deputado e Presidente da Comissão de Transição Ecológica, Congresso de Deputados da Espanha)

Alex Sobel (Deputado ao Parlamento do Reino Unido)

Joseluis Samaniego (Diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Humano Acordos da CEPAL).

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!