Festival Transamazônico exibe 13 filmes internacionais de forma gratuita e virtual até 30 de maio

Imagem do filme “Para onde voam as feiticeiras”

Começou nesta quarta-feira (26) a primeira edição do Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico. Até o próximo dia 30 de maio, o festival abre um percurso de mais de 20h de programação com 13 filmes internacionais voltados à temática LGBTQIAP+, com produções da Argentina, da França e do Brasil. Idealizado em Rio Branco, no Acre, o festival será 100% gratuito e online e nasce com a promessa de se tornar referência no empoderamento das produções cinematográficas do setor LGBT na Amazônia.

Segundo o idealizador do festival, Moisés Alencastro, o evento foi criado para entrar na programação oficial de Rio Branco e para levar ao público discussões importantes relacionadas à diversidade e aos direitos da comunidade LGBTQIA+, além de colocar a capital no mapa dos festivais de cinema realizados no Brasil.

“Um festival que abre uma janela para o cinema LGBTQIA+ vai além das questões artísticas, é um espaço de ato político”, escreveu Rose Farias, produtora cultural e roteirista acreana. “São filmes com narrativas de vida, gostos e comportamento naturalizados, numa ruptura com a sociedade conservadora”.


O Transamazônico também promove um ciclo de debates na página do Festival no instagram no formato de lives. A iniciativa busca dar visibilidade a vozes de artistas e profissionais LGBTQIA+ e fomentar discussões relevantes acerca de pautas relacionadas aos direitos humanos e ao audiovisual.

O projeto é realizado com recurso da Lei Emergencial Aldir Blanc através da Fundação Elias Mansour (FEM).